Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2012 - 09:22

GRI do Grupo Libra é fruto de visão sustentável pioneira no setor portuário

São Paulo - O primeiro Relatório de Sustentabilidade do Grupo Libra, um dos maiores operadores portuários e de logística de comércio exterior do País, consolida ações que são fruto da visão para a sustentabilidade do grupo. A companhia é a primeira empresa do setor portuário a reunir os seus dados em relatório elaborado dentro das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O documento está chegando às mãos de colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.

”O relatório reflete a evolução do nosso modelo de gestão. É fruto de uma longa e profunda reflexão que envolveu diversos stakeholders e trouxe um novo olhar sobre a empresa”; explica Cláudia Falcão, diretora de Desenvolvimento Organizacional. “Para nós, ficou claro que a sustentabilidade é o tema transversal do sistema de gestão. Temos como compromisso tornar isso transparente para todos os elos da nossa cadeia produtiva”, completa Cláudia.

O Grupo Libra acredita que esforços conjuntos têm o poder de tornar as relações mais éticas e promover a sustentabilidade no planeta. Tanto que tornou-se signatário do Pacto Global e membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global, iniciativa das Organização das Nações Unidas que estabelece princípios relacionados a diretos humanos, práticas trabalhistas, meio –ambiente e atuação ética.

A Visão de Sustentabilidade do Grupo Libra é dividida em quatro pilares: Atuar de forma ética e transparente, Melhorar o aproveitamento dos recursos naturais, Ser parceiro no desenvolvimento das comunidades de entorno e Evoluir de forma consistente na gestão dos colaboradores. No campo da Ética, a Libra tem trabalhado intensamente na disseminação dos princípios Libra de Relacionamento, que tem por objetivo orientar com clareza as ações e decisões tomadas dentro do grupo. As linhas de ação para relacionamento com colaboradores, clientes e fornecedores constam em manual que acaba de ser distribuído entre os públicos. O Guia de Governança Corporativa, também lançado em 2011, tem a finalidade de orientar os colaboradores sobre a estrutura de Governança e os processos decisórios em suas diferentes instâncias e alçadas.

Outra iniciativa importante foi o Canal de Ouvidoria Interna, por meio do qual os colaboradores de todas as empresas do grupo podem fazer consultas, sugestões, elogios, reclamações ou denúncias. O Comitê de Ouvidoria analisa as principais ocorrências e determina estratégias para os casos especiais.

Nas áreas de gestão ambiental e projetos sociais, os resultados foram auspiciosos. Exemplos são a redução de 7,6 % das emissões de gases de efeito estufa (GEE) entre 2010 e 2011 e de 83,3% em resíduos perigosos no Porto de Santos – projeto que venceu a categoria “Sustentabilidade em Processos e Serviços” do Prêmio Eco 2011, promovido pelo jornal Valor Econômico -, além da adoção de tecnologias com baixo impacto ambiental, como por exemplo o investimento em equipamentos que consomem 50% menos óleo diesel. O Prêmio Libra de Inovação e Sustentabilidade, criado há quatro anos para estimular e valorizar as boas práticas, tornou possível que os colaboradores se apropriem das práticas no tema. Desde sua criação, já são mais de 400 projetos e ideias de todas as empresas do grupo. Muitas das iniciativas surgidas já fazem parte do dia-a-dia do grupo.

O apoio a projetos sociais impulsionam o desenvolvimento das comunidades nas regiões de atuação do Grupo Libra, que investe, anualmente, cerca de R$ 1 milhão em projetos sociais, beneficiando, ao todo, 25 instituições. A Política de Investimento Social foi elaborada em 2011 de forma participativa com dois eixos prioritários de atuação: capacitação de jovens de baixa renda para o primeiro emprego e ações de mobilização da sociedade como ferramenta de desenvolvimento local. As diretrizes dessa política redirecionarão os investimentos sociais ao longo do tempo. Dentre os projetos e instituições apoiados, destacam-se:

Arte no Dique: projeto de transformação e inclusão social de crianças e adolescentes por meio de oficinas de arte e cultura. Em 2011, 350 pessoas foram beneficiadas diretamente.

Gota de Leite: Instituição Sediada em Santos (SP) que promove o atendimento de crianças no contra turno escolar. Anualmente são beneficiadas 65 crianças de até 5 anos de idade.

Santos Nossa Casa: programa de capacitação de jovens da Baixada Santista que atuam na conscientização de turistas e moradores sobre a importância do descarte correto dos resíduos e da proteção ao meio ambiente. O projeto já capacitou 120 jovens.

Pimpolhos da Grande Rio: Organização que promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio de atividades artísticas e culturais diversas.

Coral Infantil: Aulas de canto para crianças de uma comunidade de baixa renda próxima a Manaus.

Gestão de pessoas -Desenvolver equipes de alta performance, que atendam às demandas atuais e futuras, é fator crítico de sucesso no processo de crescimento do Grupo Libra. A educação corporativa tem papel fundamental e, em 2011, 79% dos colaboradores receberam no mínimo 20 horas de treinamento. “Os processos de RH estão alinhados com a visão do Grupo Libra do Bom Crescimento – ou seja, crescer, promovendo o crescimento de todos à volta, em harmonia com o meio ambiente, valorizando a vida, as pessoas e melhorando a sociedade”, explica Cláudia Falcão.

Além dos programas realizados tanto no âmbito corporativo quanto nas unidades de negócio, os colaboradores são motivados a serem agentes do seu próprio desenvolvimento. Todos passam por um processo anual de avaliação de desempenho baseado em competências e recebem feedback individual. Para diretores e gerentes é aplicado o modelo 360 graus. Ao final do processo, os líderes elaboram o próprio Plano de Desenvolvimento Individual, que norteia sua capacitação e desenvolvimento.

Dentre os programas que integram a Política de Educação do Grupo Libra elaborada em 2011, destacam-se.: Libra Educa: bolsa-auxílio oferecida a colaboradores da Libra Terminais Santos e Libra Terminais Rio para complementação da sua formação (graduação e pós-graduação). Em 2012 este projeto foi ampliado para todas as Unidades do Grupo.

Programa Novos Caminhos: O Grupo Libra valoriza seus profissionais e prioriza o recrutamento interno para o preenchimento de vagas em todas as suas unidades de negócio. O colaborador que manifesta interesse por oportunidades divulgadas internamente se inscreve e o recrutamento externo é feito sempre que necessário, com o objetivo de agregar novas competências e habilidades às equipes. Programa de Desenvolvimento de Executivos: prepara líderes com excelência em gestão de pessoas e processos. Esse programa abrange treinamentos corporativos, formação (MBA, pós-graduação), coaching e atualização técnica.

Programa de Coordenadores e Supervisores: visa capacitar e desenvolver coordenadores e supervisores para melhor exercício da sua função como líderes de pessoas e gestores do processo em que atuam. O programa completo será lançado em 2012.

Programa Anual de Treinamento (PAT): tem por objetivo capacitar e desenvolver colaboradores para melhor exercício de sua função, por meio de treinamentos que atendam às necessidades específicas das áreas e também o cumprimento de legislações de segurança e normatizações técnicas.

Programa de Trainees: investe na formação de jovens recém-formados com competência para dar continuidade ao crescimento do Grupo. A seleção é feita a cada dois anos, entre recém-formados em várias áreas do conhecimento, egressos de faculdades em todo o Brasil. Desde o início do programa, foram contratados 37 trainees (19 vagas em 2008 e 18 vagas em 2010), com índice de 68% de retenção.

Programa de Estagiários: atua no estreitamento de vínculos com instituições de ensino superior e prepara jovens universitários para atender às futuras necessidades de pessoal das unidades de negócio do Grupo.

O Grupo Libra busca promover um ambiente de trabalho saudável e motivador, no qual todos sintam orgulho das atividades que desempenham e por pertencerem ao Grupo. Desde 2008 realizamos em todas as operações a pesquisa de Clima Organizacional, bianual, conduzida em parceria com a Hay Group. Em outubro de 2010, mais de 80% dos colaboradores responderam à pesquisa, que apontou aumento da favorabilidade do clima organizacional de 53% em 2008, para 57% em 2010. Todas as Unidades de Negócio apresentaram aumento na favorabilidade. Outros pontos de destaque foram a evolução do processo de gestão de desempenho e relacionamento entre o colaborador e o seu superior imediato que cresceram 15 e 9 pontos percentuais respectivamente. A partir dos resultados da pesquisa são elaborados planos de ações, conforme a realidade de cada Unidade/área, para evolução dos pontos de melhoria identificados.

Esses esforços ganham amplitude por meio dos canais de comunicação interna, que buscam inspirar e mobilizar os colaboradores para os desafios do Grupo, integrar os colaboradores aos negócios e disseminar a Cultura Libra de Gestão. Em 2011 foram lançados o mural digital, a intranet e a “Libra em Foco”, revista corporativa para todas as unidades do Grupo.

Grupo Libra -Um dos maiores players brasileiros em operação portuária e logística de comércio exterior e primeiro operador privado de contêineres no País, o Grupo Libra é um diversificado conglomerado empresarial com quase 70 anos de experiência e dividido em quatro unidades de negócios – Libra Terminais, Libra Logística, Libra Aeroportos e Libra Participações.

A Libra Terminais, uma das líderes de mercado de operação portuária, reúne as operações portuárias de importação e exportação de contêineres na Libra Terminais Santos e na Libra Terminais Rio. É responsável pela expansão e diversificação das atividades nos Terminais de Santos e Rio e pela construção de um novo terminal portuário em Imbituba (SC).

Já a Libra Logística dispõe de infraestrutura com centro de distribuição para o mercado interno e gerenciamento de transporte rodoviário e ferroviário e oferece soluções integradas para operações de armazenagem, movimentação, transporte, unitização e desunitização de contêineres para exportação e importação. É composta por unidades operacionais estrategicamente localizadas junto às principais rodovias e ferrovias da região sudeste, como a Libra Logística Campinas (porto seco), o Redex Libra Logística Cubatão (especializado em cargas frigorificadas) e o Redex multimodal rodo-ferroviário Libra Logística Valongo, em Santos, com capacidade, principalmente, para operar cargas especiais e de projetos.

A Libra Aeroportos é a mais nova unidade de negócios da companhia, oferecendo ao cliente da Libra uma malha intermodal completa e integrada aos demais negócios da companhia. O Grupo possui 60% das ações da Costa do Sol Operadora Aeroportuária, responsável pela operação do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, que detém 33% das ações do Aeroporto de Angra dos Reis – ambos com grande importância para o desenvolvimento do turismo fluminense. O Aeroporto Internacional de Cabo Frio conta ainda com estrutura e capacidade para operar armazenagem alfandegada e geral de carga aérea ou marítima, além de funcionar como um importante apoio às plataformas offshore.

A Libra Participações engloba negócios sob controle do Grupo Libra ou em associação com outras empresas, sendo o principal deles a Companhia de Navegação da Amazônia (CNA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira