Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2012 - 10:28

Touch Down

Nasceu meu primeiro livro: “Branding: A Arte de Construir Marcas” (Trevisan Editora). Será lançado oficialmente dia 13 de setembro. Reuni dezenas de artigos sobre branding, marketing, comunicação, tendências e consumo, os quais escrevi aolongo de 2011 e 2012 no meu blog. Fundamentalmente, a soma desses artigos tornou-se um guia sobre marcas, esse valioso ativo intangível e com riqueza de significado, que ajuda a compor nosso estilo de vida. Se eu começar a descrever aqui, por exemplo, as minhas marcas favoritas de desodorante, plano de saúde, automóvel, pasta de dente, celular e cerveja, é possível ter uma noção de quem sou eu. Correto? Sim. Hoje, as marcas ajudam a compor nossa identidade e construir o que alguns autores chamam de statement of yourself.

Realmente, espero que meu livro seja de grande utilidade para estudantes, profissionais, pesquisadores e interessados pelo estudo da marca. E quando falamos de marcas, é interessante que olhemos o mundo que nos rodeia e como as atuais transformações no âmbito social, cultural, econômico, político e tecnológico estão afetando de modo contundente e irreversível a forma como nos relacionamos com as marcas e com o universo dos negócios.

Hoje, o mundo está mudado. E está mesmo! Enquanto Nizan Guanaes diz que “propaganda é o negócio da alma”, a cada dia leio novos artigos e pesquisas que mostram a enorme descrença dos meios tradicionais de publicidade na atualidade. E o pior é que somos bombardeados diariamente com mensagens de todos os lados. Quanto menos esse negócio funciona, quanto menos esses tiros são eficazes em nos atingir, mais propagandas são feitas, a ponto de incinerar os orçamentos de marketing dasmarcas. Vai que uma hora nos acertam. Peca-se pelo excesso. Eu não sou conivente com esse movimento.

Paralelamente a isso, estamos em meio a uma revolução tecnológica jamais vista. Os chamados gadgets, como BlackBerry, GPS, iPhone, iPod, iPad, Android, Token e PlayStation 3, começam a se transformar em aparelhos absolutamente vitais em nosso dia- a-dia. As chamadas Redes Sociais, como Twitter, Facebook, YouTube, Foursquare, Orkut, MSN e LinkedIn, são plataformas tecnológicas que fazem parte de nossas rotinas de maneira cada vez mais próxima e se tornam a extensão de nossa vida real.Todos esses dispositivos estão impactando o modo como nós e as novas gerações entendemos e enxergamos o mundo. Crianças que são literalmente viciadas em videogames, por exemplo, têm uma mobilidade motriz nos polegares que nós não temos.

O curioso disso tudo é que as mídias digitais estão na moda. De tudo que se investe em comunicação no Brasil, apenas 10% das verbas das empresas vão para esse setor. Eu acho pouco pelo tanto que se fala e pelo tanto de palestras e livros sobre esse assunto. Este país é um grande paradoxo: nem 50% da nossa população tem e-mail, mas quase 100% das pessoas têm celular. Conheço gente que tem quatro celulares. Pode isso? O fato é que estamos todos no mesmo barco, em um processo de aprendizagem mútua.

Nunca osexecutivos de marketing estiveram diante de tantas dúvidas. O nível de exigência do consumidor atinge patamar jamais visto. O nosso cliente está mais bem preparado do que nunca. Mais do que isso, ele tem uma ampla gama de escolhas e um poder nunca antes visto. E, infelizmente, grande parte das empresas limita seus diferenciais a uma tola guerra de preço, sendo que é no processo de encantamento de clientes que se obtêm diferenciais realmente competitivos e se abocanha market share.

É mais ou menos nesse contexto que meu livro está aterrissado. Assim que você encontrá-lo nas prateleiras ou no site das livrarias, espero que aprecie a leitura, e qualquer comentário, crítica, sugestão ou elogio não hesite em me tuitar (@MarcosHiller). Ah, quer conhecer melhor este que vos escreve? Então vamos lá: meu desodorante é Rexona da Unilever, meu plano de saúde é Unimed, meu carro é um Renault Sandero, minha pasta de dente é Crest, meu celular é um iPhone da Apple e a cerveja que eumais bebo hoje é a Heineken.

May the force be with us!.

.Por: Marcos Hiller, coordenador de MBA Marketing, Consumo e Mídia Online na Trevisan Escola de Negócios, e MBA Professor (FIA-USP, Business School, Unitoledo, Belas Artes, Impacta, Católica/SC) e autor do livro “Branding: A Arte de Construir Marcas” publicado pela Trevisan Editora.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira