Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2012 - 08:33

Anuário Braztoa revela aumento de 29% no faturamento das operadoras de turismo brasileiras em 2011

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) lança a segunda edição de seu anuário, que traz dados inéditos sobre o mercado turístico brasileiro e mostra que o setor obteve um ótimo desempenho em 2011, muito acima do que era esperado pelos associados da entidade, que representam ao menos 90% do setor.

Durante todo o ano, essas empresas atingiram faturamento de R$ 9,8 bilhões, um aumento de 29% em relação ao ano anterior. Os números superam expectativas das operadoras, que estimavam crescer em torno de 15% sobre o ano de 2010.

Para transportar os seis milhões de passageiros para quem os associados da BRAZTOA venderam pacotes em 2011, seriam necessárias 95 aeronaves Airbus A320 (174 lugares), operando diariamente durante todo o ano. Este número de passageiros equivale a mais de quatro meses do movimento operacional do Aeroporto de Congonhas em São Paulo, que foi de 16,8 milhões de pessoas no período analisado.

Os números apurados pelo DATATUR, projeto desenvolvido pela Braztoa, são relativos ao ano de 2011, com a participação voluntária e anônima de 63 associados - que serviram de base para a projeção de dados do seu total de 94 associados à época – e que mostram o tamanho e a representatividade da entidade.

Para o presidente da Braztoa, Marco Ferraz, os resultados são frutos de uma combinação de fatores econômicos e da modernização da gestão e processos das operadoras de turismo, que também tem ampliado e sofisticado sua oferta de produtos. “O mercado doméstico está muito aquecido e o câmbio continua favorável para viagens ao exterior. Ainda que leve tempo para que a economia mundial se recupere, as condições no mercado brasileiro dão sinais de que podemos avançar muito, atendendo a mais e mais clientes”, explica Ferraz.

O crescimento do mercado doméstico é um dos destaques desta edição do anuário. Este segmento cresceu 37,4% em faturamento e 26,6% em termos de passageiros transportados, enquanto o internacional apresentou variações de cerca de 23%, tanto em faturamento quanto em passageiros transportados.

A partir desta edição, o Anuário passa a medir o detalhamento das vendas por região. No Brasil, a região Nordeste se destaca com 54% dofaturamento das viagens domésticas, seguida pelo Sudeste (30%), Sul (12%) e Norte e Centro-Oeste, que juntas representam 4% do faturamento do setor. Ao analisar o mercado internacional, o estudo revela que a América do Norte lidera com 38% do volume de vendas, enquanto a Europa possui 34% do total. Em seguida, aparecem a América do Sul (15% do faturamento) e América Central (10%). Juntas, África, Ásia e Oceania representam 3% dos negócios das operadoras.

O anuário também traz outros dados do mercado, entre eles o impacto das operadoras em outros setores, como aéreo e hotelaria, quantidade de profissionais empregados e o percentual de colaboradores por departamento nas operadoras. Destacam-se ainda análises sobre os principais desafios e tendências do setor, além de artigos de renomados especialistas e profissionais do mercado turístico.

Braztoa -Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, com abrangência nacional, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) congrega as mais conceituadas empresas do setor. Atualmente, congrega 98 associados, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos e destinos nacionais e internacionais, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

Entidade sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. Entre os objetivos da entidade está o de valorizar a atuação de seus associados em regime de mercado organizado, liberdade de iniciativa e lealdade de concorrência. Para isso, a Braztoa desenvolve atividades em três vertentes: “institucional”, de “fomento” e de “promoção e apoio à comercialização”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira