Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2007 - 10:05

Plastivida e Carrefour firmam parceria para coleta e reciclagem de Isopor® nas lojas de São Paulo


Iniciativa inédita no varejo brasileiro vai promover a reciclagem de mais de 36 toneladas deste plástico por mês, em 60 lojas no Estado.O programa será expandido para todas as lojas da rede no Brasil.

A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental do Plástico – através do Projeto Repensar - e a rede varejista Carrefour assinaram, neste mês de outubro, um Acordo de Cooperação Mútua para coleta e reciclagem do Isopor® descartado pelas 60 lojas da rede no Estado de São Paulo.

A expectativa é de que sejam coletadas e recicladas mais de 36 toneladas por mês de desta material. Plenamente reciclável, este tipo de plástico pode se transformar em vários produtos, como molduras de quadros, rodapés e réguas, para uso escolar.

A coleta de todo Isopor® descartado pelas lojas da rede Carrefour será realizada por duas empresas especializadas e o material coletado será destinado à Proeco, empresa que fará a reciclagem. “É uma quantia expressiva de material e a iniciativa inédita no varejo nacional deve arrecadar mais de 400 toneladas por ano deste tipo de plástico”, explica Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida.

Estimular a coleta seletiva do plástico e, portanto, do Isopor® é um dos objetivos da Plastivida. Para conscientizar a sociedade de que o material é um plástico reciclável, a entidade criou o Projeto Repensar que faz a ponte entre quem descarta e quem recicla o Isopor®. “Sobretudo, precisamos conscientizar a sociedade que este produto tão versátil e, por isso, fortemente presente em nosso cotidiano, deve ser reciclado”, afirma Francisco de Assis Esmeraldo.

Projeto Repensar - Características como leveza e inércia, garantem ao poliestireno expandido, também conhecido no Brasil como Isopor®, um lugar de destaque na vida moderna. O uso deste plástico tem crescido continuamente haja vista sua capacidade de acondicionar alimentos. Tendo em vista este aumento de consumo, o Projeto Repensar busca soluções integradas para a coleta, reciclagem e aproveitamento do Isopor®. Empresas como Basf, Dow, Knauf, Innova, Meiwa, MultPolymer, Proeco e Termotécnica apóiam o projeto.

Sobre a Plastivida - é a Entidade que representa institucionalmente a cadeia produtiva do setor para divulgar a importância dos plásticos na vida moderna e promover sua utilização ambientalmente correta, ao mesmo tempo em que prioriza iniciativas de responsabilidade social.

A Plastivida faz parte do Plastics Global Meeting, Encontro mundial das entidades congêneres da Comunidade Européia, Estados Unidos, Canadá, Japão, México, Argentina, Austrália e China, compartilhando novos conhecimentos e tendências.

Esse acervo, por si só, credencia a Plastivida a enfrentar os novos desafios decorrentes das rápidas e profundas transformações do mundo contemporâneo, onde uma nova consciência social e ambiental exige posturas responsáveis e cada vez mais atuantes. É neste particular que se insere a ação do Instituto, mostrando a importância da contribuição da cadeia produtiva dos plásticos para o bem-estar da sociedade brasileira.

Perfil do Carrefour - O compromisso com o reaproveitamento do Isopor® é um novo marco nos processos de reciclagem do Grupo Carrefour, que desenvolve projetos com foco na preservação ambiental nos 29 países em que atua. Um dos principais é a realização anual da Semana Mundial do Meio Ambiente, por meio da qual já foram distribuídas mais de 200 mil mudas de árvores e plantadas 20 mil.

No Brasil, os projetos visam, também, o uso racional e a economia de água e energia, a substituição do fluído de refrigeração Freon - R22 pelo gás Propileno Glicol (mais ecológico), a reciclagem do resíduo produzido pelas lojas, hoje na casa de 42%, e a reciclagem do óleo de cozinha usado e sua transformação em biodiesel (em parceria com a USP Ribeirão Preto e Ladetel - laboratório de tecnologias limpas).

Desde 2001 o Carrefour é signatário do UN Global Compact – Acordo Global das Nações Unidas, que incorpora 10 princípios de sustentabilidade.

Isopor® - Ao ser destinado para usinas térmicas para a geração de energia, o Isopor® se transforma em gás carbônico e vapor d´água. Sua fabricação não representa nenhum risco para a saúde das pessoas nem para o meio ambiente. O Isopor® não causa danos à camada de ozônio por não usar no seu processo de fabricação o gás CFC.

Por ser um plástico muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia. A utilização do Isopor® no isolamento térmico de edifícios proporciona economia de energia, contribuindo para reduzir as emissões de gás carbônico e dióxido de enxofre. As embalagens de Isopor®, além de protegerem os produtos, poupam combustível no transporte, pois seu peso é muito pequeno. O Isopor® não é solúvel em água e não libera substâncias para o ambiente. O Isopor® representa pequena parte dos resíduos sólidos urbanos (menos de (0,1%). O Isopor® não contamina os alimentos.||| Site: www.plastivida.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira