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31/08/2012 - 08:57

Farmácia cada vez mais popular

Programa do governo federal em parceria com a iniciativa privada tem alta de 80% nas vendas no primeiro semestre.

A venda de medicamentos do Programa Aqui tem Farmácia Popular, mantido em parceria entre iniciativa privada e governo federal, foi a categoria que registrou o maior aumento percentual no balanço do primeiro semestre da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), com dados da FIA/USP. O programa cresceu 80,78% em vendas em relação ao mesmo período de 2011, movimentou R$ 218 mi e ampliou o atendimento em 83,69%, superando 9,1 milhões de pessoas.

As vendas nas 31 maiores redes de farmácias e drogarias do Brasil voltaram a apresentar evolução, com índice de R$ 11,9 bilhões – 18,38% a mais do que nos primeiros seis meses do ano passado. Os medicamentos representam R$ 8,3 bilhões e os não-medicamentos chegam a R$ 3,6 bilhões – alta de 20,21%. “Todos esses números exponenciais, em especial do Farmácia Popular, revelam um setor cada vez mais profissionalizado e, ao mesmo tempo, atento às demandas e necessidades do consumidor”, analisa Sérgio Mena Barreto, presidente-executivo da Abrafarma.

No geral, mais de 359 milhões de atendimentos foram registrados, com 947 milhões de unidades comercializadas para todos os Estados e o Distrito Federal. As 4.447 lojas das grandes redes empregam 98.770 colaboradores, sendo 11.333 farmacêuticos. O balanço aponta destaque ainda para os medicamentos genéricos, que cresceram 31,94% e superaram R$ 1,4 milhão. Segue abaixo tabela com os indicadores:

Abrafarma -Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 31 maiores redes de farmácias do País, que contam com mais de 4.500 lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 38% das vendas de medicamentos no País. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades. [www.abrafarma.com.br].

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