Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2012 - 08:57

CAIXA participa dos Jogos Paralímpicos em Londres

Banco das melhores taxas é também o maior incentivador do paradesporto brasileiro

A 14ª edição dos Jogos Paralímpicos começou, nesta quarta-feira (29), em Londres. A competição terá participação histórica em 2012, com mais de quatro mil atletas de elite de 165 países. A Caixa Econômica Federal é a patrocinadora oficial do esporte paralímpico brasileiro e o único banco que incentiva o paradesporto no país. Neste ano, a delegação brasileira conta com 319 pessoas, sendo 182 atletas, 16 acompanhantes de atletas (atletas-guia, calheiro e timoneiro), quatro tratadores de cavalos, 31 profissionais da área de saúde e 86 oficiais técnicos e administrativos. As disputas acontecem até o próximo domingo (9).

O início da parceria entre a CAIXA e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi em 2004, por intermédio de patrocínio no valor de R$ 1 milhão, com recursos do Fundo de Desenvolvimento das Loterias (FDL). O investimento trouxe resultados além do esperado, com 14 medalhas de ouro, 12 de prata e 7 de bronze. Os números são bastante expressivos, considerando o que é investido no paradesporto e a quantidade de medalhas e recordes conquistados.

Na última edição, em Pequim 2008, foram quebrados 279 recordes mundiais, acompanhados por mais de 3,8 bilhões de espectadores, no mundo inteiro, e mais de 3,44 milhões de torcedores, que lotaram as arenas de competição. A expectativa é que os números sejam ainda maiores, em Londres, já que foram vendidos mais de dois milhões de ingressos, esgotando as entradas para alguns eventos e modalidades, como Atletismo e Natação.

Para o gerente nacional de Promoções, Cultura e Esportes da CAIXA, Gerson Bordignon, o banco é reconhecido na história do paradesporto nacional, devido à criação de programa de incentivo a atletas de alto nível, e de circuitos inéditos, bem como pela destinação de recursos para a participação de equipes brasileiras em campeonatos internacionais. “O paradesporto possibilita alcançar os conceitos de superação, inclusão social, desenvolvimento físico, mental e educacional, que são valores sustentados pela CAIXA”, explica Gerson. “Hoje, o paradesporto também é imediatamente vinculado às Loterias da CAIXA e à sua gestão dos repasses sociais”, complementa o gerente.

Além do patrocínio ao CPB, a CAIXA também incentiva o paradesporto por meio de repasse das Loterias da CAIXA. Desde 2001, ano da sanção da Lei Agnelo Piva (10.269), 2% da arrecadação bruta de todas as loterias federais do país são repassados ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ao CPB. Desse valor, 85% são destinados ao COB e 15% ao CPB.

O vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da CAIXA, Fabio Cleto, ressalta a importância do patrocínio das Loterias da CAIXA ao paradesporto brasileiro. “O salto de qualidade e a performance dos nossos atletas, refletidos no aumento significativo de medalhas, nas duas últimas paralimpíadas, é fruto dos investimentos feitos pela CAIXA, ao longo dos últimos anos”, explica Cleto. “Com certeza, teremos uma participação ainda mais vitoriosa em Londres”, complementa o vice-presidente.

Nova nomenclatura -Desde novembro de 2011, é utilizado o termo "paralímpico" e seus derivados, no vocabulário do paradesporto. O objetivo, conforme orientação do Comitê Paralímpico Internacional, é uniformizar a nomenclatura. O Brasil era o único país de língua portuguesa que ainda adotava a palavra "paraolímpico".

Acompanhe as Paralimpíadas-A CAIXA disponibiliza, para download gratuito, o aplicativo mobile CAIXA em Londres, nas plataformas IOS e Android. O app está noticiando, em tempo real, os resultados das competições, curiosidades e quadro de medalhas, dentre outras informações. No Facebook, a página CAIXA Esportes [https://www.facebook.com/CAIXAEsportes] apresenta resultados, imagens e outras novidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira