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31/08/2012 - 09:08

Investimento em energia eólica se mostra rentável

Queda do custo e maior interesse dos consumidores colocam a energia eólica na pauta das empresas brasileiras.

No Brasil, economizar custos é uma das principais razões para as companhias investirem em energia renovável. Esse foi um dos principais resultados destacados pelo estudo Global Corporate Renewable Energy Index (CREX) de 2012, realizado pela Vestas, líder mundial em energia eólica. O levantamento revelou que cortar custos é o principal motivo pelo qual as companhias investem em energia renovável, assim como a segurança da energia.

Globalmente, o custo para energia eólica operada em terra apresentou uma queda de 14% para cada duplicação de capacidade instalada. Tanto os preços reduzidos das turbinas quanto os menores custos de manutenção e operação contribuíram para essa redução, assim como a maior eficiência de produção por meio de designs mais avançados, lâminas largas e hubs mais altos.

Já no Brasil, em um curto período tempo, os preços de geração de energia eólica caíram drasticamente, alcançando R$99 por MWh, um dos menores no cenário global em 2011. Com esse preço, ela ultrapassou os projetos de energia a gás e devem atrair mais companhias conscientes de emissão de carbono para investir em vento.

Outra motivação para as empresas brasileiras investirem nesta forma de geração está destacada nas conclusões do Global Consumer Wind Study (GCWS), também desenvolvido pela Vestas em 2012. O estudo aponta que 94% dos consumidores brasileiros acham que a energia renovável é uma boa solução para mitigar a mudança global. Mundialmente, uma forte correlação foi encontrada entre a percepção dos consumidores do quão ambientalmente responsável uma empresa é e sua facilidade em promover a marca.

No entanto, 63% dos consumidores pesquisados responderam que há informação inadequada sobre o tipo de energia utilizada por suas marcas preferidas. As empresas podem mudar esse cenário de duas formas: a participação no ranking CREX e identificando seus produtos com a etiqueta WindMade™, a primeira certificação global para empresas que utilizam primariamente a energia eólica. Quando questionados sobre um selo que identificasse essas empresas, 73% acharam positivo e responderam que aceitariam pagar a mais por esses produtos.

Outra razão da preferência do público brasileiro por energia renovável é pela dependência que o País tem de combustíveis fósseis, 8 em cada 10 pesquisados pelo GCWS de 2012 compartilham da mesma preocupação. Adicionalmente, a energia renovável tem contribuído para a economia brasileira, pois nas últimas duas décadas o Brasil criou 1 milhão de empregos diretos no setor de energia renovável e 3 milhões de empregos em setores relacionados, como a infraestrutura.

De acordo com levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) o consumo de eletricidade no Brasil irá crescer 4,5% anualmente nos próximos dez anos. A demanda total de eletricidade em 2021 estima alcançar 736.000 GWh, 56% maior que em 2011 quando a demanda era de 472.000 GWh.

Mais informações sobre os estudos serão apresentadas no Energy Transparency 2012 promovido pela Vestas, em 29 de agosto, às 10h30 no Copacabana Palace no Rio de Janeiro. [www.energytransparency.com ].

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