Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2012 - 09:16

Limites do Contraste

A desigualdade na distribuição de renda no Brasil faz com que o Índice de Desenvolvimento Humano 2011 do país ficasse 27,7% menor. Conforme ranking divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Brasil registrou IDH de 0,718 no ano passado, marca que situa a nação no grupo dos países com desenvolvimento humano elevado.

Podemos observar como as desigualdades internas de uma nação podem limitar o desenvolvimento humano nos países. Mesmo vivendo em um “bom” cenário econômico, em comparação com outros países, o Brasil precisa resolver seus problemas internos, antes mesmo de procurar meios para estimular a economia.

É uma questão de conceito. Não basta viver em uma sociedade que tenha, na média, um bom indicador de saúde, de renda, de educação, mas na qual as pessoas convivam com diferenças no dia a dia.

Por outro lado, temos que admitir que o Brasil e os outros países da América Latina têm avançado atualmente na redução das desigualdades. O impacto de transferência de renda deverá refletir-se no índice nos próximos anos. É claro que o IDH não é o melhor instrumento para avaliar políticas públicas no curto prazo, mas espera-se que, a cada cinco ou dez anos, já tenhamos impacto dessas políticas no índice.

Uma das principais soluções que aponto sobre este problema é a educação. Basta observar como os países desenvolvidos investem pesado do seu PIB nesta área. O país se torna mais qualificado, mais preparado, com mão-de-obra tão eficiente ao ponto de levar a nação em área de destaque pelo mundo.

Com inúmeros protestos e paralisações da categoria dos professores, por exemplo, avaliamos como esses profissionais, estão se tornando desvalorizados. Tornou-se, portanto, imprescindível a criação de políticas públicas voltadas para a o desenvolvimento educacional de nosso país. Essa é a nossa maior urgência na tentativa de salvar o futuro da nossa nação.

.Por:Janine Brito,Diretora-Executiva da Ferragens Pinheiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira