Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2012 - 09:19

Frente de agricultura urbana orgânica capacita moradores do Chapéu Mangueira e Babilônia

Formatura de 16 alunos celebra a conclusão do curso de construção e manutenção de hortas orgânicas em lajes e quintais das comunidades da Zona Sul carioca.

Rio de Janeiro - As comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme, zona sul do Rio de Janeiro, ganharam hoje 16 agricultores orgânicos, com a formatura dos alunos da frente de Agricultura Urbana Orgânica, do projeto Rio Cidade Sustentável. “Eu fiz o curso de pedreira, mas já de olho no de horta orgânica. Agora vamos nos juntar, plantar, e ter a delícia de colher. É maravilhoso aprender tudo isso e poder passar para frente. Tenho 58 anos, mas pode trazer mais curso para mim!”, disse Reina Pereira, uma das alunas do curso e oradora da turma de formandos.

Realizado pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) em parceria com a iniciativa privada, o projeto desenvolve ações de sustentabilidade em áreas urbanas carentes do Rio de Janeiro, com foco nos problemas considerados prioritários pelos moradores. Os moradores agora estão capacitados a montar, plantar, colher e manter hortas orgânicas. “O maior legado do projeto é transformar a vida dos moradores da comunidade, agregando valor e conhecimento. Eles são os grandes protagonistas dessa mudança para uma cultura de sustentabilidade aqui, nas comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia. A capacitação faz toda a diferença”, disse a presidente do CEBDS, Marina Grossi.

O objetivo da frente foi capacitar os alunos na construção e manutenção de hortas em produção contínua em quintais e lajes, além de oferecer oficinas de alimentação saudável. O curso foi aplicado entre abril e agosto deste ano. Com o projeto, agora dez lajes e quintais têm hortas com cebolinha, rúcula, rabanete e feijão, entre outros. Para alguns formandos, é o primeiro certificado recebido na vida. Além do consumo próprio, o curso está gerando renda extra com a venda do serviço de montagem da horta. A frente é patrocinada pela Souza Cruz e tem como parceiros o ISER, a Fundação Parques e Jardins (Prefeitura) e o Sebrae.

O Projeto Rio Cidade Sustentável -O projeto piloto do Rio Cidade Sustentável foi realizado nas comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme, e tem sete frentes: Melhoria Habitacional Sustentável, Agricultura Urbana Orgânica, Sustentabilidade nas Escolas e nos Lares, Turismo Comunitário, Desenvolvimento de Empreendedores Locais, Gestão comunitária de Resíduos e Infraestrutura Urbana Verde.

Na frente de Melhoria Habitacional Sustentável, 93 alunos receberam cursos de capacitação para pedreiro, eletricista, bombeiro hidráulico e serralheiro. O objetivo dos cursos é que os próprios moradores estejam capacitados para realizar as obras que acontecem por meio de trabalho cooperativo. Depois das aulas, 12 mutirões de obras foram realizados nas comunidades e 14 casas estão sendo reformadas.

Em Infraestrutura Urbana Verde, 700 metros de calçadas foram pavimentadas com 33 toneladas de granulado de borracha. Outra ação realizada foi a de iluminação pública LED, que gera uma economia de 6.815 kwh/ano, além de aumentar o bem-estar e a segurança dos moradores com a iluminação.

Já na frente Sustentabilidade nas Escolas e nos Lares, 258 alunos da Escola Municipal Santo Tomas de Aquino participaram de oficinas, gincanas, jogos, filmes e histórias sobre temas como Energia, Água, Floresta, Lixo/Reciclagem e Geologia.

As ações do Rio Cidade Sustentável foram definidas em conjunto com os moradores das duas comunidades, considerando as prioridades que eles apontaram, em levantamento feito pelo projeto. Ao todo, foram ouvidos os chefes de família de 40% das cerca de 1.200 casas da Babilônia e do Chapéu Mangueira. A linha de trabalho tem o foco na busca da independência das comunidades, com soluções que gerem o censo de propriedade, o desenvolvimento socioeconômico local e inserção das comunidades no contexto urbano.

As empresas responsáveis pelas iniciativas do projeto são: Itaú e Bradesco; Phillips, Michelin, Votorantim e Dow; Souza Cruz, Goodyear, Vale, Even, Coca-Cola e Hydronorth com apoio do Sebrae e da Caixa Econômica Federal.

CEBDS -O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil, sem fins lucrativos, que reúne os mais expressivos e maiores grupos empresariais brasileiros, com o fim de promover o desenvolvimento sustentável no País. Fundada em 1997, a organização tem 74 empresas associadas. Além disso, é a representante no Brasil do World Business Council for Sustainable Development (WSBCD), que conta com mais de 60 conselhos nacionais e regionais ao redor de 30 países no mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira