Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2012 - 09:19

El Niño deve impulsionar safra brasileira no verão 2012/2013

Consultorias meteorológicas antecipam a ação de fenômenos climáticos e são fundamentais para o agronegócio.

São Paulo – A safra brasileira do Verão 2012/2013 deve ser impulsionada pela ação do fenômeno climático El Niño, em especial nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Após uma temporada em que houve queda de 3,1% na produção de grãos – passou de 162,84 milhões de toneladas para 157,81 milhões –, a expectativa é que os resultados voltem a ser positivos na próxima estação. “No Sudeste e Centro-Oeste, o clima será favorável para a safra de verão, que deve ter sol, calor e pancadas de chuva em níveis apropriados ao cultivo”, afirma Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo Meteorologia, maior empresa privada do setor no país.

De acordo com o levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), as culturas que sofreram maior queda no último verão foram a soja (decréscimo de 6,58 milhões de toneladas) e arroz (diminuição de 2,35 milhões de toneladas). O estudo afirma que o principal fator que causou estes resultados foi o clima não favorável durante a estação, principalmente entre 15 de novembro do ano passado e 15 de janeiro deste ano. “No Sul, previsão é de chuva bem acima do normal. Uma situação completamente diferente do ano passado quando a chuva caiu de forma irregular no período da safra de verão”, diz Nascimento.

Consultoria Meteorológica -Uma dos recursos que os agricultores podem utilizar para se prevenir contra alterações climáticas inesperadas são os serviços de consultorias meteorológicas voltadas para o agronegócio. O serviço oferecido pela Climatempo a mais de mil clientes do setor auxilia o produtor rural na tomada de decisão 24 horas por dia, 7 dias da semana com boletins de safras específicos para culturas, relatórios e informações periódicas. “A consultoria meteorológica para o agricultor sempre fez parte da rotina da Climatempo. O trabalho dos meteorologistas no monitoramento das atividades agrícolas sujeitas à seca, geada e chuva é fundamental para o sucesso de uma safra”, explica Carlos Magno, presidente da Climatempo.

A Climatempo é parceira do agricultor e trabalha com a antecipação das informações de, até cinco dias, na previsão do tempo e de seis meses em ocorrências com o clima. Os dados climáticos são aplicados também em outros setores, como construção, moda, energia, defesa civil, saúde pública, indústria farmacêutica e varejo.

Nos últimos três anos, foram incorporadas à estrutura da Climatempo novas tecnologias e parcerias que aperfeiçoaram os mecanismos de modelagem, processamento, previsão e divulgação dos produtos meteorológicos.

O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira