Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2012 - 08:30

Banco da Providência participa de ação social e capacita egressos do sistema penitenciário

O Banco da Providência participa da 1ª Ação PróEgresso, que acontece no próximo dia 06 de setembro (quinta-feira), em Benfica. O evento, promovido pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), tem como objetivo reunir instituições públicas e privadas para discutir a promoção da cidadania, com oportunidades de trabalho, regularização da documentação civil e oportunidades de qualificação profissional para egressos do sistea penitenciário.

O Banco explicará como funciona a Agência da Cidadania, programa da entidade voltado para capacitação e geração de renda de egressos do sistema penitenciário. Além disso, serão abertas vagas para o público presente do Curso de Preparação do Mundo do Trabalho. O curso, que começa em março de 2013, corresponde à primeira fase de um programa que deixará os egressos aptos a se capacitarem para o mercado de trabalho. Nesta primeira etapa, eles terão contato com assistentes sociais e poderão discutir suas aptidões e relações familiares, além de desenvolverem o aumento da autoestima e o vínculo com a comunidade.

Sobre o Banco da Providência - Fundado há 52 anos, o Banco da Providência é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos de geração de renda, incluindo socialmente jovens, adultos e famílias que vivem em situação de pobreza extrema na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, o Banco da Providência desenvolve projetos para promover o protagonismo juvenil, a capacitação para o trabalho, a inserção no mercado de trabalho e o aumento da renda familiar. Além de colaborar para reduzir a extrema pobreza de milhares de famílias, a metodologia de inclusão social do Banco da Providência gera verdadeiras oportunidades de transformação, pois se baseia na identificação de potencialidades e vocações, na formação e qualificação profissional, na inserção no mundo do trabalho e na capacitação de lideranças comunitárias como bases de apoio ao desenvolvimento local. Com esta rede, criam-se condições de atender de forma eficiente e articulada as demandas dessas famílias. A ação estratégica do Banco está concentrada em 10 bairros que abrangem 104 comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município do Rio de Janeiro. Por ano, mais de 10 mil pessoas são atendidas.

Em 2011, o Banco da Providência atingiu seu maior indicador de transformação social: 51% das famílias atendidas pelos projetos sociais da entidade deixaram a situação de pobreza extrema por meio de geração de renda. Em média, a renda das famílias atendidas pelo Banco da Providência passou de R$70,00 per capita para R$ 162,00 per capita, resultado garantido por um trabalho de nove meses de acompanhamento das famílias, formação e capacitação. Por meio de seus oito projetos, o Banco da Providência colaborou para que 7.377 pessoas, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos, conquistassem melhores condições de vida, por meio do acesso a direitos e exercício da cidadania.

.[1ª Ação PróEgresso, dia 06 de setembro (quinta-feira, das 9h às 15h,no Patronato Magarinos Torres, Rua Célio Nascimento s/nº – Benfica].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira