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12/10/2007 - 10:24

Empresários se reúnem para conhecer um mercado que cresceu R$ 80 bilhões nos últimos cinco anos no Brasil

Em palestra em seminário promovido pela IBC, o sócio-diretor do Instituto Data Popular falará sobre o crescimento do consumo pelas classes C, D e E.

Cada vez mais importante no país, o mercado de baixa renda, que nos últimos cinco anos cresceu R$ 80 bilhões, é hoje o grande impulsionador da economia nacional, movimentando R$ 512 bilhões só em 2006. Com isso, surgiu por parte das empresas a necessidade de adequar seus produtos a esse público. Como fazer essa adaptação e que estratégias adotar para conquistar esse mercado serão os assuntos abordados pelo sócio-diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, no seminário “Marketing para Baixa Renda”, promovido pela IBC no dia 17 de outubro. Na ocasião, Meirelles ainda apresentará um estudo sobre baixa renda encomendado pela agência AvenidaBrasil Comunicação e Marketing.

Na sua apresentação, “Como conquistar um mercado de R$ 512 bilhões?”, Meirelles fará uma análise do perfil do consumidor das classes C, D e E, com foco no lançamento e posicionamento de produtos a ele direcionados. Ele abordará ainda o crescimento do consumo por parte da baixa renda e o funcionamento do mercado na base da pirâmide.

“O planejamento estratégico passa por entender a importância da base da pirâmide”, explica Meirelles. “É um consumidor que socializa informações sobre oportunidades de consumo e busca o sentimento de inclusão. Onde estão esses consumidores, quais seus hábitos de consumo, suas influências e motivações são alguns dos fatores a serem levados em conta na hora de criar uma estratégia para atingir esse mercado”, completa.

Seminário sobre Estratégias de Marketing para o Público de Baixa Renda, dia 17 de outubro de 2007,das 8h30 às 17h, na Transamérica Flat 21st Century - Al. Lorena, 473 - São Paulo.Informações: (11)3017-6808 ou [email protected] |Website: www.ibcbrasil.com.br

DATA Popular - Criado em 2002, o DATA Popular surgiu para produzir conhecimento de qualidade sobre o mercado popular no Brasil. A empresa é especialista no desenvolvimento de pesquisas e análises para entender como funciona o mercado de baixa renda. Seus estudos avaliam a relação deste público com produtos e marcas para descobrir qual a melhor forma de se comunicar com um segmento responsável pelo movimento de 500 bilhões de reais em 2005. Entre os clientes atendidos estão Associação Comercial de São Paulo, Alpargatas, Aon Affinity, Banco IBI, Bovespa, Camargo Correa, Dia%, Faber-Castell, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Silvio Santos, Intel, Marabráz, Microsoft, Ministério do Turismo, Natura, Nestlé, Pernambucanas, Procter & Gamble, Sadia, SBT, Schering-Plough, Telefônica, Wal-Mart, entre outros.

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