Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2007 - 10:24

Chelles & Hayashi adota criptografia para manter projetos de design em sigilo

Estúdio de Design adota criptografia PGP para garantir segurança no desenvolvimento de projetos.

Empresas que trabalham com novos produtos precisam de sigilo ao enviar informações para envolvidos nos projetos, sejam eles fabricantes, agências de design e de publicidade, pois, caso a informação caia em mãos erradas, elas podem perder idéias inovadoras, projetos, ter a mensagem divulgada por hackers para toda a rede, e até mesmo correm o risco de serem atropelados pela concorrência...

Como o uso da Internet não é 100% seguro, muitas empresas investem em softwares para evitar que problemas como esses aconteçam e para garantir que seus projetos sigilosos sejam preservados. Além da interferência de hackers, hoje em dia é cada vez mais comum ocorrer um engano de destinatário de e-mail, por causa da grande quantidade de mensagens com as quais as pessoas lidam, causando envio de informação sigilosa à pessoa errada.

Em busca de evitar transtornos desse tipo, o estúdio de design Chelles & Hayashi, que cria projetos de design gráfico e de produtos para empresas como a Mueller, Tigre, Panasonic, Faber Castell, Natura e Enermax, passará a disponibilizar para seus clientes e fornecedores o padrão de criptografia PGP, um dos sistemas livres mais utilizados no mundo. O estúdio está migrando seus sistemas de gerenciamento de mensagens para o Thunderbird da Mozilla, também um software livre. O sistema está em teste há dois meses, e os clientes da empresa receberão um convite para aderir ao padrão.

“Com este sistema, podemos enviar mensagens e anexos de forma segura aos clientes e fornecedores que também aderirem ao padrão de criptografia, e só quem possui a chave de abertura poderá acessar as informações”, afirma Gustavo Chelles, engenheiro e designer da empresa.

Segundo ele, os clientes ficaram curiosos e valorizaram a iniciativa do estúdio de design, mas afirma que não é fácil para empresas com certo porte migrar o sistema de gerenciamento de mensagens de forma rápida, pois demanda um certo estudo. Há dois meses a agência está testando a implantação do sistema na Covadis, um cliente da Suíça, que trabalha com segurança bancária.

O funcionamento do sistema de criptografia PGP é baseado em plugins para os softwares de gerenciamento de e-mails, e oferece a possibilidade de enviar mensagens não criptografadas quando não houver necessidade de sigilo. O usuário adquire uma chave numérica e a envia para quem irá receber as informações sigilosas. Quanto mais sofisticada for a chave, maior o nível de segurança e a dificuldade de violação.

“Os plugins para Microsoft Outlook, por exemplo, são pagos, sendo assim as empresas que não optarem por software livre precisam prever este investimento. Entretanto não é um custo alto, em relação às perdas oriundas da quebra de sigilo ou de espionagem”, conclui.

Perfil da Chelles & Hayashi Design - Com 12 anos de existência, a Chelles & Hayashi Design já ganhou diversos prêmios pelo desenvolvimento de produtos inovadores, como a lavadora PopTank da Mueller Fogões, o Tanque Tigre, a linha de Porta-Filtros da Melitta, as lavadoras SuperPop e Belíssima, também da Mueller. (www.design.ind.br).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira