Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/09/2012 - 07:43

Evento reúne no RJ investidores e empresários da cadeia de petróleo e gás

O Venture Forum de Óleo e Gás acontece no dia 19 de setembro, no Centro de Convenções Bolsa do Rio;

Brasília – Representantes de onze empresas da cadeia de petróleo, gás e naval apresentarão seus planos de negócios a investidores e gestores de fundos de private equity e venture capital, no dia 19 de setembro (quarta-feira), durante o Venture Fórum de Óleo e Gás, no Rio de Janeiro (RJ). Promovido pela Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Abvcap) com patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o encontro busca promover as oportunidades de negócios entre as empresas e os investidores interessados em aportar recursos nesse setor por meio de participações acionárias.

A seleção das 11 companhias participantes ocorreu com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da BM&FBovespa, da consultoria Fesa e da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). Esse processo contempla também a promoção de treinamento e capacitação empresarial aos participantes, de forma a preparar os empresários para o encontro. “As companhias selecionadas têm faturamento entre R$ 5 milhões e R$ 100 milhões e fazem parte do público-alvo do Plano Brasil Maior, que destaca o setor de petróleo e gás como uma das alavancas para o desenvolvimento industrial do País”, destaca o especialista da ABDI Cássio Rabello.

Rabello explica que, lançado como política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior do governo federal, o Brasil Maior visa melhorar a eficiência produtiva, promover modernização tecnológica e aumentar a produtividade da indústria brasileira em escala internacional. “A realização do Venture Fórum de Óleo e Gás vai ao encontro desse objetivo, tendo em vista que o evento reunirá o capital dos investidores, os produtos e processos inovadores das empresas e as oportunidades de demandas do setor (oriundas principalmente do processo de exploração do pré-sal)”, detalha.

Para o presidente da Abvcap, Clovis Meurer, através de recursos via fundos de participação (private equity, venture e seed capital), a empresa tem a chance de se fortalecer e se tornar mais competitiva para enfrentar o mercado. “Queremos mostrar que esses fundos têm recursos disponíveis para investir em empresas com potencial de mercado e diferencial competitivo, e que, além do capital, ajudam a profissionalizar a companhia, maximizando o seu valor, além de gerar renda e emprego e contribuir para o crescimento econômico do País”. [ www.ventureforum.com.br].

Cadeia de petróleo, gás e naval está entre as prioridades do Plano Brasil Maior -O desenvolvimento das cadeias de suprimento em energias é uma das cinco diretrizes estruturantes do Plano Brasil Maior. O governo pretende aproveitar as oportunidades ambientais e de negócios nessa área para que o País ocupe lugar privilegiado entre os maiores fornecedores mundiais de energia e de tecnologias, bens de capital e serviços associados. As prioridades abrangem oportunidades identificadas em petróleo e gás e em energias renováveis, como etanol, eólica, solar e carvão vegetal.

No início de agosto a ABDI, que é responsável pela gestão do Plano, assinou um acordo de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Petrobras, para a realização de projetos conjuntos que promovam maior competitividade, sustentabilidade e capacidade de inovação, mobilização e integração à cadeia de fornecedores do setor de petróleo, gás e naval. Ao mesmo tempo, a Finep, a Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançaram o Inova Petro, medida que vai fomentar projetos que contemplem pesquisa, desenvolvimento, engenharia, absorção tecnológica, produção e comercialização de produtos, processos e/ou serviços inovadores ligados ao tema.

Outra iniciativa que beneficia o setor é o Catálogo Navipeças, ferramenta online que traz um cadastro público de empresas qualificadas para o fornecimento de bens e serviços ao setor naval. Ele é promovido por meio da parceria entre a ABDI, a Onip e o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval).

“Essa integração de instrumentos financeiros e produtivos é a essência do Plano Brasil Maior”, resume o presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira