Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2007 - 10:29

Os Livros

Cristina Ruas

“A Gravata Vermelha de Pardal Mallet: Política e Literatura no Brasil de 1880-90” é apenas uma pequena parte de um projeto mais amplo que visa a rediscutir o romance realista brasileiro, que é visto sob uma perspectiva positivista, determinista e evolucionista social, baseado nas idéias de Spencer e Darwin sobre o comportamento da sociedade”, explica Julliano Corrêa de Figueiredo, sobre seu projeto de Iniciação Científica em Literatura Brasileira da UERJ.

“Quando se analisa O Cortiço, O Mulato, Bom-Crioulo, geralmente só se procura aquilo que se quer provar, ou seja, as características cientificistas. Não se apercebem do projeto político oculto sob a pena dos escritores naturalistas” – comenta ele.

“Não podemos nos esquecer de que eles escreveram num período crucial da nossa história, e que a sua participação foi decisiva na abolição de 1888, e da Proclamação da República em 1890” – arremata Julliano.

De mente aberta, super inteligente e bem humorado, este jovem estudante fala com entusiasmo sobre seu amor às Letras e contagia seus amigos com seu espírito empreendedor.

“Livro que eu recomendo é O Apanhador No Campo de Centeios, de J.D. Salinger. Maravilhoso!” – exclama arrebatado.

Julliano Correia de Figueiredo, 24 anos, além de aluno de Letras Português/Inglês da UERJ, faz também Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ. | [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira