Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/09/2012 - 08:22

Educação para o povo, para que?

No último debate que acabamos instigando em minha página do Facebook, acho que não ficou claro ou pelo menos algumas pessoas me entenderam mal com relação a minha posição sobre a proposta do candidato do PSDB, José Serra, de se construir creches próximos aos locais de grande concentração pública e poluentes (como estação de trem e terminais de ônibus).

Por isso, em vista de alguns esclarecimentos, venho a público esclarecer meu posicionamento, e compartilhar com o eleitor esse debate de ideias antes das Eleições Municipais de 2012. Primeiro: quem está prometendo creches é Serra e sua equipe, dizendo que existem os terrenos, e que só falta construir. Não sou eu, é o Serra, candidato pelo PSDB. Por outro lado, a posição de alguns amigos que debateram o assunto é que o governo não pode nem deve construir creches, pois isso incentiva a população a fazer filhos e “dar pro governo criar”...

Também não concordo nesse ponto, afinal quem paga a conta somos nós. O que o governo deve oferecer é educação de qualidade, para que as pessoas criem seus próprios filhos, e seus filhos, quando maiores, se criem sozinhos. O que o Governo, seja municipal, estadual ou federal, deve oferecer é educação exemplar, seja a nível fundamental, médio ou acadêmico.

Se a medida encontrada é uma creche (ou berçário, jardim de infância, seja lá o que for), o importante é que desde cedo as crianças tenham contato com livros, com números, enfim, com educação. E claro, se a população não tem educação, não saberá distinguir o bom do ruim, o certo e o errado, e tão logo, não saberá votar, não saberá escolher, e não saberá distinguir o que é melhor para o próprio nariz, quem dirá para o futuro do país.

Obviamente neste país se prefere assim, que o povo não saiba de nada. E não é a toa que estamos longe de alcançar um índice significativo nos rankings mundiais de excelência na educação, como grandes países desenvolvidos (apesar da crise que os assola), visto que é só balela dizer que irá construir creches, escolas, essas coisas todas...

Minha opinião não é de voto barato, de toma lá dá cá, de preferência partidária como alguns devem achar. O que devemos oferecer não é mamadeira e babá de maneira gratuita, mas sim acesso à educação, seja por meio de creches, escolas, universidades, centros de estudo, bibliotecas, cultura enfim. Depois que a população brasileira estiver bem instruída, é que grandes mudanças poderão acontecer. Mas enquanto houver pessoas querendo levar vantagem umas sobre as outras, esse país não sairá do mesmo patamar.

.Por: Hans Misfeldt, 24 anos, é jornalista e diretor da Misfeldt Comunicação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira