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05/09/2012 - 10:24

DuPont lança fungicida Oranis®, para o feijão

Produto específico na prevenção das doenças antracnose e mancha angular resulta da estratégia de expansão do portfólio da companhia. Mercado favorável para o feijão deverá levar produtores a investir em tecnologia nas próximas safras, acredita executivo.

São Paulo (SP) – Oranis® é a nova marca comercial que a DuPont Produtos Agrícolas passa a comercializar no Brasil. Lançado recentemente, o fungicida, específico para tratamento preventivo das doenças antracnose e mancha angular, na cultura do feijão, resulta de um programa de investimentos que visa a expandir o portfólio da companhia no mercado brasileiro. Segundo a DuPont, o produto age rapidamente e proporciona prolongado período de controle.

De acordo com o gerente de marketing da DuPont, Luiz Wanderlei Braga, os diferenciais de Oranis® estão associados à sua rápida absorção e aderência ao feijoeiro, bem como à ação sistêmica do produto (no interior da planta). “Trata-se de um fungicida de alta tecnologia, que também traz como benefício o fato de não ser ‘lavado’ facilmente pelas chuvas. Este aspecto contribui para rentabilizar o investimento do agricultor na prevenção de antracnose e mancha angular”, assinala Braga.

Segundo a Embrapa, a antracnose é causada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum e apresenta ampla distribuição no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste e em áreas serranas como as do Sul de Minas Gerais, nas quais a ocorrência frequente de temperaturas moderadas, aliadas à alta umidade, favorece o desenvolvimento de doenças fúngicas. Além de causar perdas que podem chegar a 100%, a antracnose provoca depreciação dos grãos de feijão.

Já a mancha angular, ainda de acordo com a Embrapa, é considerada uma das doenças mais importantes da parte aérea do feijoeiro, sobretudo quando são observadas temperaturas amenas e ocorrência de orvalho. Nas condições ambientais favoráveis a seu desenvolvimento, essa doença provocada pelo fungo Phaeosisariopsis griseola ocasiona perdas de até 80% das lavouras.

“O lançamento de Oranis® auxiliará o produtor a rentabilizar seu negócio e investir numa lavoura livre de doenças, mais produtiva, com grãos de qualidade”, complementa Braga. Ele acredita que o bom momento vivido pelos produtores de feijão estimulará novos investimentos na cultura daqui para frente.

Nos últimos dias, os preços do feijão mostraram tendência de alta. O preço da saca do carioquinha, por exemplo, subiu 21,3% num só dia, atingindo R$ 180,33, com valorização de 32,6%, segundo pesquisa da Folha de S.Paulo. Ainda que a safra de Minas Gerais e Goiás esteja no final da colheita, falta feijão no mercado, mostrou o mesmo estudo.

Segurança e saúde no campo-A DuPont desenvolve quatro projetos especiais voltados ao uso correto e seguro de defensivos agrícolas, sob a plataforma Segurança e Saúde no Campo: DuPont na Escola, DuPont Mulheres no Campo, DuPont Natureza e DuPont na Universidade. Todos têm, também, objetivo de difundir boas práticas agrícolas. Cerca de 700 mil agricultores e profissionais rurais já foram treinados nos últimos anos. A DuPont é parceira do inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias -, uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria em sua responsabilidade de destinar embalagens vazias para reciclagem.

Juntos, podemos alimentar o mundo -A cada sete pessoas no mundo, uma dorme com fome todas as noites. Por isso, garantir uma alimentação nutritiva e saudável para todos é um dos principais desafios do nosso tempo. A DuPont destina 60% dos seus investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento para que não falte alimento neste mundo em constante crescimento. Trabalhando ao lado de agricultores e produtores, ajudamos na redução de perdas desenvolvendo diversas embalagens que permitem o transporte de alimentos sem se deteriorar. Com este foco em levar mais alimentos saudáveis para mais pessoas, a DuPont contribui para o desenvolvimento e o crescimento econômico de diversos países no mundo.

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