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06/09/2012 - 08:24

Empresas devem se preparar para o uso de tablets e smartphones no ambiente de trabalho, diz pesquisa da Accenture

Tendências apontam para aplicações Wi-Fi que possibilitam a utilização de softwares e aparelhos diversos; ter os funcionários conectados é prioridade para as companhias.

São Paulo – O aumento do número de profissionais que utilizam a rede Wi-Fi nas empresas e as novas aplicações de celulares têm levado os Chief Information Officers (CIOs) dos EUA a pensarem em como estruturar uma rede sem fio robusta, segura e com escalabilidade. A informação é de um estudo da Accenture que mostra também a tendência dos profissionais para acessar conteúdos no ambiente de trabalho a partir de seus próprios aparelhos móveis.

Com esse cenário, o objetivo das empresas, segundo a pesquisa, é atender a necessidade de conectar e manter os funcionários on-line. Para seguir esse modelo e montar uma estratégia de sucesso, a Accenture aponta quais são os cinco componentes para a criação e otimização de uma rede Wi-Fi dentro das organizações:

1. Criar uma arquitetura robusta e com escalabilidade – A conexão sem fio da empresa precisa ser projetada corretamente para atender às demandas dos usuários. É crescente a quantidade de novos dispositivos móveis no local de trabalho e a arquitetura Wi-Fi precisa ser capaz de ganhar escala rapidamente. Uma opção comum é usar um projeto de arquitetura com controle centralizado para gerenciar toda a infraestrutura. Assim, a empresa tem uma gestão mais eficaz e minimiza a necessidade de serviços de campo.

2. Planejar e gerenciar a rede Wi-Fi a partir de um roteiro de tecnologia flexível – O ambiente de dispositivos, redes, fornecedores e padrões está mudando a uma velocidade vertiginosa. Isso significa que a capacidade da rede deve ser criada, desde o início, para acomodar a mudança e permitir a migração, quando necessária.

3. Protejer o negócio através de mais recursos abrangentes de segurança – A tendência BYOD vem com uma série de implicações para o controle de rede e segurança. As organizações precisam saber quem está na rede e por isso, reforçar as políticas de acesso e, em seguida, manter a conformidade e requisitos de auditoria.

4. Trabalhar em estreita colaboração com provedores de serviços de telecomunicações – Os CIOs devem trabalhar em estreita colaboração com as operadoras, pois os usuários esperam, cada vez mais, uma perfeita transição do serviço para Wi-Fi gratuito.

5. Considerar alternar a terceirização dos serviços para gerenciar a complexidade – Como soluções Wi-Fi crescem tanto em termos de importância e complexidade, muitos CIOs estão considerando trabalhar com um fornecedor externo para ajudar a gerenciar as mudanças tecnológicas e organizacionais necessárias.

Além disso, três tendências podem ajudar as empresas na estratégia que melhor se encaixa ao perfil de uso da rede Wi-Fi. A primeira delas foca no número de dispositivos móveis com conexão Wi-Fi no local de trabalho, que aumenta a cada ano. Considerado um fenômeno, já foi apelidado, em inglês, de Bring Your Own Device, ou BYOD. Em português significa “traga o seu próprio dispositivo”. Segundo o estudo, as pessoas esperam que os seus dispositivos móveis pessoais possam ser incorporados na maneira de trabalhar, ou seja, no dia a dia da empresa. Além disso, a expectativa é de que a conexão (banda) seja capaz de garantir o envio e recebimento de grandes arquivos de dados.

O segundo ponto responde sobre as aplicações que as empresas oferecem via Wi-Fi. As companhias precisam dos funcionários conectados onde quer que estejam, inclusive dentro da própria empresa. Isto significa que as aplicações móveis crescerão em sofisticação e importância e a conexão ao software da empresa ou outros sistemas serão o padrão comum. De acordo com o estudo, as conexões em Wi-Fi representam mais de 37% do tráfego digital em telefones móveis. Neste contexto, a rede Wi-Fi precisa ser confiável, segura e suportar muitos acessos ao mesmo tempo.

A última tendência trabalha o cenário Wi-Fi além do ambiente de trabalho. Segundo o estudo da Accenture, CIOs que atuam nos setores de saúde, utilities, mineração e recursos naturais, entre outros, têm estudado ações onde as redes Wi-Fi podem manter as pessoas conectadas mesmo fora do ambiente do trabalho. Exemplos criativos de soluções Wi-Fi em minas e plantas industriais estão começando a aparecer. A Marathon Petroleum Co. - que tem sede em Findlay, Ohio, EUA - implementou uma solução que integra Wi-Fi, tecnologias com base em localização e detectores de gás usados ??nos casacos ou camisas para monitorar remotamente os incidentes envolvendo seus funcionários, por meio de uma instalação que cobre cerca de 1.000 hectares.

Perfil - A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, com mais de 249.000 profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países. Combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a Accenture colabora com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de performance. A companhia teve receitas líquidas de US$ 25,5 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2011. | www.accenture.com.br .

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