Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2012 - 08:33

Otorrinos alertam sobre os perigos do tempo seco no Brasil

Maioria dos estados brasileiros segue em estado de alerta devido à baixa umidade do ar.

Esta semana o tempo prossegue com baixa umidade do ar em vários estado do Brasil. No Centro-Oeste, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais e em São Paulo, a umidade do ar pode ficar abaixo de 20%, considerado estado de alerta (Dados: CPTEC / INPE-INMET).

O tempo seco durante o mês de agosto somado às temperaturas muito elevadas faz com que a umidade do ar fique muito baixa na maior parte do país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal do ar é de 60%. Em São Paulo e algumas cidades do Centro-Oeste, a baixa umidade do ar preocupa a população. A Defesa Civil alerta que a umidade entre 15% e 20% não é recomendável para a saúde.

O aumento da temperatura durante o dia leva à queda da umidade relativa do ar, causando ressecamento das mucosas, consequentes complicações alérgicas e respiratórias, além de sangramentos pelo nariz.

Por isso, médicos otorrinolaringologistas da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) alertam que é fundamental beber um copo de água a cada duas horas e evitar atividades físicas que necessitem de muito esforço no período entre 12h e 17h. Outra recomendação é pingar gotas de água nas narinas para umidificar as vias aéreas e fazer com que chegue ao pulmão, pelo menos, 5% de umidade. Além dessas precauções, evite aglomerações em ambientes fechados.

“O nariz é o órgão responsável por umidificar o ar, ou seja, quando a umidade relativa do ar está baixa, ele é o mais afetado. É importante hidratar as mucosas nasais com soro fisiológico ou soluções em gel, hoje o mercado oferece várias opções. Além disso, em caso de sangramento nasal, incline a cabeça para frente e faça compressas geladas”, explica o otorrinolaringologista da ABORL-CCF, Fabrizio Ricci Romano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira