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06/09/2012 - 09:13

Tátil cria a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Símbolo revela energia inspiradora de atletas Paralímpicos.

A Tátil, agência que criou a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, foi convidada pelo Comitê Paralímpico International (IPC, na sigla em inglês) para fazer também o símbolo dos Jogos Paralímpicos. Para criar a marca dos Jogos Olímpicos, a Tátil venceu uma concorrência num processo que durou cinco meses e contou com 139 empresas inscritas. O IPC reconheceu a abrangência desse processo e convidou a agência para desenvolver esse projeto, uma vez que a Tátil já estava mergulhada nos valores do Rio 2016™, o que assegurou uma integração da identidade visual dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A apresentação da marca dos Jogos Paralímpicos foi realizada no sábado, 26 de novembro, durante a inauguração da Árvore da Lagoa.

Para a Tátil, a realização de uma marca traduz a síntese de um conjunto de ideias. No caso dos Jogos Paralímpicos, havia uma série de valores e propósitos que transcendiam o apelo comercial. O grande desafio era conciliar o espírito Paralímpico com o fato dos Jogos acontecerem no Rio de Janeiro e criar um símbolo que fosse inspirador para pessoas do mundo todo.

Assim como a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, a dos Jogos Paralímpicos foi fruto de um processo cocriativo e colaborativo que reuniu uma grande equipe multidisciplinar dos escritórios do Rio e de São Paulo da agência. O briefing foi criar uma marca que traduzisse os valores Paralímpicos, que convivesse de forma harmônica com a marca dos Jogos Olímpicos, que fosse também tridimensional e que acima de tudo garantisse a identificação por parte dos atletas e ainda tivesse a capacidade de atrair as pessoas para o mundo Paralímpico. O desafio era traduzir o espírito em movimento, essência do movimento Paralímpico. A partir deste ponto, a Tátil começou a tentar entender como esse conceito se materializa em pilares estratégicos para a criação da marca. O símbolo nasceu, portanto, dos seguintes pilares: diversidade harmônica, espírito Paralímpico, energia contagiante e envolvimento real.

Para desenvolver a marca, a Tátil mergulhou no universo Paralímpico. Conversou com atletas, suas famílias e pessoas que trabalham diretamente com eles. Notaram que acima de tudo a energia que as pessoas falavam sobre suas trajetórias eram contagiantes e inspiradoras, mostrando a capacidade de superação. E foi aí que surgiram as primeiras inspirações.

Em vez de falar de corpos, preferiram falar de um símbolo que traduzisse a energia infinita da superação. A marca é multisensorial, com formas, som e texturas que permitem que os atletas e pessoas com todas as variações de sentidos possam experimentá-la. Com essa concepção surgiu a versão final da marca, aprovada por unanimidade pela Comissão Julgadora . Com o formato que remete a um coração em tons avermelhados vibrantes, num simples toque, a marca revela as nuances da peça com curvas que lembram pistas de atletismo. O símbolo do infinito também é representado pelo pulsar que traduz a energia sem fim. O logotipo permanece o mesmo da marca dos Jogos Olímpicos, reforçando o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca.

“A marca está alinhada com os valores do movimento Paralímpico, que são coragem, determinação, inspiração e igualdade. O objetivo foi criar uma marca que pudesse inspirar as pessoas tanto quanto um atleta Paralímpico o faz por meio da sua determinação e capacidade de se superar. É um símbolo que traduz não o que nos diferencia, mas o que nos torna iguais, um coração que pulsa com energia infinita”, explica Fred Gelli, sócio-diretor de criação da Tátil.

A marca Paralímpica terá exposição nacional e internacional por cinco anos após seu lançamento, representará visualmente o evento em produtos e campanhas e aparecerá nas imagens de televisão transmitidas para bilhões de telespectadores em todo o mundo durante e após os Jogos. Por isso, Fred explica que “a marca precisa ser entendida e até desejada por todas as pessoas. No entanto, o mais emocionante vai ser que os atletas se sintam representados por ela. Esta é a nossa maior expectativa”.

A Tátil é uma consultoria de estratégia, construção e gestão de marcas, que usa o branding e o design para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas. A empresa possui escritórios no Rio e em São Paulo e conta com mais de 100 colaboradores em um grupo multidisciplinar, composto por designers e profissionais de planejamento, estratégia, negócios, redatores, biólogos, entre outros. A Tátil possui mais de 20 anos de experiência na construção de marcas, mais de 100 prêmios nacionais e internacionais e uma carteira de clientes formada por grandes empresas de diferentes segmentos.

Os Jogos Paraolímpicos Rio 2016™ serão realizados de 7 a 18 de setembro e contarão com cerca de 4.200 atletas de mais de 150 países. Com a inclusão do paratriatlo e da paracanoagem a partir de 2016, o programa dos Jogos cresceu para 22 esportes. Mais de 70 emissoras de televisão mostrarão os Jogos para uma audiência global. Os Jogos Paraolímpicos Pequim 2008 tiveram um crescimento de 200% no tempo de transmissão comparados com Atenas 2004. Em torno de 5.500 jornalistas e dois milhões de espectadores são esperados no evento, que mobilizará ainda 30.000 voluntários.

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