Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/09/2012 - 09:43

Misturador hiperbólico será destaque da Centroprojekt na Rio Oil & Gas

A Centroprojekt do Brasil, uma das mais conceituadas empresas de engenharia de saneamento ambiental, é especializada em tecnologia para tratamento de efluentes industriais e água para reuso. No segmento de petróleo, já forneceu diversas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) para as mais importantes refinarias do País, utilizando tecnologias de ponta, entre elas a ultrafiltração por membranas submersas (MBR), o polimento de condensado e o misturador hiperbólico.

Na Rio Oil & Gas 2012, principal evento de Petróleo e Gás da América Latina, que acontece entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Convenções do Riocentro, a Centroprojekt terá como destaque, em seu estante, o sistema hiperbólico de mistura e aeração da Invent, que une a função de misturador e aerador num único equipamento. Constituído por um hiperbólico imerso no efluente, o sistema é acionado por um motorredutor posicionado acima do nível líquido. Além de ter um baixo consumo de energia, ele pode ser utilizado apenas como misturador ou como misturador e aerador.

Cascas de nozes: eficácia na remoção de óleo -A Centroprojekt também possui em seu portfólio de produtos destinados ao setor petrolífero o filtro de “cascas de nozes” utilizado para remoção de óleo. Essa tecnologia é uma revolução no tratamento de efluentes e vem sendo aplicada nas áreas produtoras de petróleo e refinarias. Devido à sua resistência mecânica e à propriedade de sua superfície, as cascas de nozes se tornaram vantajosas em relação aos tradicionais filtros de areia.

Atualmente, sua aplicação principal tem sido no polimento de efluentes oleosos para posterior tratamento em reatores biológicos de membranas (MBR), sensíveis à presença destes resíduos. Devido a uma afinidade moderada entre a casca de noz e o óleo, este tipo de material oferece uma boa eficiência de remoção, da ordem de 90 a 95%, o que normalmente significa ter um filtrado com teores menores que 5 ppm (partes por milhão) de óleo. Outra vantagem é a facilidade de limpeza do leito, no momento da contralavagem.

A regeneração (contralavagem) do leito filtrante é feita preferencialmente impondo-se uma alta vazão de água de lavagem, fluidizando e arrastando seu enchimento (cascas de nozes) para fora do vaso e através de um “scrubber”, onde, pelo movimento centrífugo, o óleo impregnado se destaca das partículas filtrantes, seguindo para o tratamento adequado ou ao início do processo. As características físicas das cascas de nozes permitem que elas circulem por bombas e tubulações sem prejuízo da integridade das partículas. [ www.centroprojekt-brasil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira