Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/09/2012 - 10:10

A Gas Natural Fenosa e a Indra desenvolvem tecnologias para oferecer serviços de valor agregado às residencias

Através das redes inteligentes.O projeto Zigamit, no qual tem participado diferentes empresas espanholas e coreanas, tem contado com o financiamento do CDTI, dentro de um programa bilateral de cooperação e transferência tecnológica entre ambos os países.

O objetivo é criar uma infraestrutura de comunicação sem fio baseada na tecnologia ZigBee que permita às comercializadoras oferecerem serviços de gestão integrada para o conforto na residência.

A Gas Natural Fenosa está liderando, em colaboração com a Indra, o projeto Zigamit, para pesquisar e desenvolver tecnologias que permitam à multinacional aproveitar a infraestrutura que está sendo empregada para a telegestão de medidores, com o objetivo de oferecer aos seus clientes domésticos serviços de valor agregado através das redes inteligentes.

O projeto Zigamit conta com o financiamento do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), dentro do programa bilateral Korea & Spain Innovation (KSI), que promove a cooperação tecnológica entre empresas de ambos os países. A GÁS NATURAL FENOSA e Indra colaboram no desenvolvimento do projeto aproveitando a experiência e as tecnologias de ambas as empresas resultantes de suas iniciativas prévias neste mesmo âmbito.

O primeiro objetivo do projeto era desenvolver uma infraestrutura de comunicação sem fio baseada no ZigBee, uma tecnologia amplamente utilizada por múltiplas aplicações e fabricantes de produtos e que se está convertendo em um padrão em nível mundial no âmbito de Home Area Network (HAN) e da domótica. Suas principais vantagens são a interoperabilidade entre múltiplas aplicações e, por tratar-se de um sistema aberto, a garantia da disponibilidade de novas funcionalidades a curto e médio prazos.

A infraestrutura deve integrar todos os componentes com a premissa de que o sistema ofereça alto desempenho a um baixo custo e com uma fácil instalação para o cliente. Para isto, o projeto Zigamit pesquisou e definiu os requerimentos tecnológicos, operacionais e funcionais necessários para criar uma arquitetura de comunicação padrão e aberta, baseada nos perfis de aplicação Smart Energy Profile (SEP) e Home Automation (HA), dentro da padronização existente no ZigBee Alliance.

Gestão do consumo energético e os serviços de conforto-Em paralelo, se desenvolveu o software e hardware necessários para que as comercializadoras possam proporcionar aos usuários produtos de valor agregado para a gestão de multisserviços de sua residência. Entre as principais funcionalidades associadas ao projeto Zigamit se encontra a gestão da eletricidade, da calefação e a água quente através da caldeira ou inclusão também de painéis solares e outras funcionalidades não diretamente vinculadas à energia, como o consumo de água e a segurança.

Desta maneira o cliente residencial pode, a partir de uma tabela, controlar todos os serviços de sua habitação: conhecer os consumos de energia, programar os aparatos elétricos, gerir a calefação, dispor de imagens de diferentes cômodos da casa ou otimizar ou consumo de água. Entre os diferentes componentes que integram o sistema (Intelligent plugs, termostatos, etc.), cabe destacar um dispositivo que se instala em qualquer caldeira existente, permitindo dispor de informação exaustiva sobre seu funcionamento e implementar aplicações “smart boiler” a partir de uma caldeira convencional.

Atualmente, o projeto tem implementado duas provas pilotos dos serviços de valor agregado na Catalunha e em Madri, com usuários reais que permitem quantificar o grau de interesse destes serviços e otimizar as funcionalidades em função dos requerimentos dos clientes residenciais.

Desdobramento das redes inteligentes -O projeto Zigamit se apoia na estratégia de inovação da Gás Natural Fenosa e da Indra ligada ao desenvolvimento de smart energy, ou seja, de sistemas tecnológicos aplicados ao consumo energético. Concretamente, o Zigamit integrou-se à plataforma SOFIA (Smart Objects For Intelligent Applications), fruto de um projeto anterior da Indra, concebido no programa ARTEMIS, que é uma plataforma baseada em tecnologia de web semântica, interoperatividade e redes inteligente de sensores que permitem a domotização de cidades, edifícios e carros, assim como proporcionar serviços inteligentes e personalizados através de dispositivos móveis. Ambas multinacionais estão trabalhando em vários projetos nessa linha, incluindo alguns relacionados ao desenvolvimento das redes elétricas inteligentes.

A Gás Natural Fenosa iniciou em 2011 seu desenvolvimento com a instalação de novos medidores inteligentes e a automatização dos centros de transformação. Entre 2011 e este ano, a companhia substituirá 600.000 medidores antigos por novos equipamentos de telegestão, nas quatro CC.AA. que contam com redes de distribuição elétrica: Galícia, Madri, Castilha La Mancha e Castilha e Leon.

A troca de medidores é o primeiro passo para desenvolver redes inteligentes que incorporarão tecnologias da informação e a comunicação para dar resposta às necessidades dos clientes e para melhorar a eficiência do sistema elétrico. Com esse objetivo, integram todas as ações de usuários, de forma que o fornecimento elétrico seja mais eficientes, seguro e sustentável.

As redes inteligentes melhoram a eficiência dos sistemas energéticos e contribuem com eles para o cumprimento dos objetivos energéticos da União Europeia para 2020: 20% da redução da emissão de gases de efeito estufa, 20% de melhora da eficiência energética e 20% da produção com energias renováveis.

Por sua vez, a Indra trabalha atualmente no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções no campo da eficiência energética e da sustentabilidade, tanto nas áreas de geração, transmissão e distribuição, como no consumo industrial, residencial e de transporte. A companhia trabalha em diversos projetos sobre novas infraestruturas inteligentes (Smart Grids) que asseguram o desenvolvimento sustentável, seguro e econômico e participa como assessora da Comissão Nacional de Energia (Espanha) no desenvolvimento das Redes Inteligentes, dentro do grupo de trabalho sobre Smart Grids.

A Indra lidera junto com a Gás Natural Fenosa o projeto de P&D+i Energos, que tem como objetivo o desenvolvimento de métodos e tecnologias para as redes do futuro. A companhia também participa junto com a elétrica do projeto 3E House da União Européia, cujo objetivo é demonstrar e quantificar a entrada das TICs para a melhoria da eficiência energética das residências, através de um piloto em moradias de proteção oficial de São Cugat del Vallés.

Adicionalmente, a Indra colabora em outros projetos de P&D+I para desenvolver novos sistemas (modelo de red, plataformas de integração em tempo real e soluções de comunicação bidirecionais), que têm resultado no desenvolvimento de uma nova geração de medidores inteligentes. A tecnologia também toma parte ativa nos grupos de trabalho estimulados pelo Ministério da Indústria do Governo da Espanha para impulsionar o desenvolvimento do carro elétrico no país, além de colaborar em diversas iniciativas e projetos de pesquisa com distintos agentes e empresas do setor energético.

Indra -Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de Tecnologia da Informação do país. Conta atualmente com uma equipe de mais de 6.500 profissionais e uma ampla cobertura geográfica através de escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros. A multinacional possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado, que atendem aos setores Financeiro, Energia & Utilities, Telecomunicações, Administração Pública & Saúde, Indústria, Transporte & Tráfego e Defesa & Segurança.

A Indra é uma das principais multinacionais de tecnologia da Europa e América Latina. É a segunda companhia européia do setor em investimento em P&D, com 550 M€ investido nos últimos três anos. As vendas em 2011 alcançaram 2.688 M€ e na atualidade mais da metade da receita procede do mercado internacional. Conta com 40.000 profissionais e com clientes em 118 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira