Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2012 - 07:56

IBAPE/SP conscientiza sobre inspeção predial

Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo ressalta a importância de um planejamento preventivo nas construções.

Um estudo realizado pelo IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo) em edificações com mais de 10 anos de uso, mostrou que a manutenção não está em dia, o que justifica a maior parte dos acidentes apurados pelo Instituto. Cerca de 70% dos acidentes nas edificações acontecem por problemas de uso e falta de manutenção.

Para evitar infortúnios, o IBAPE/SP conscientiza sobre a importância de um plano de inspeção predial para assegurar a integridade do imóvel, bem como auxiliar na qualidade de todo o funcionamento construtivo e também na segurança dos que habitam ou frequentam o espaço.

Segundo a engenheira civil e diretora técnica do Instituto, Flávia Zoéga Andreatta Pujadas, a inspeção predial avalia o real estado de conservação e manutenção da edificação, o grau de criticidade das deficiências constatadas, possibilitando a emissão de um laudo com prioridades técnicas que auxiliam na elaboração de um plano de manutenção. “É um procedimento criterioso que resulta no laudo de inspeção, um documento técnico, que deve ser conduzido de acordo com as orientações e prazos estipulados”, explica Flávia, ressaltando que o mesmo só pode ser elaborado por profissionais habilitados, engenheiros e arquitetos com capacitação técnica.

De acordo com o IBAPE/SP, a inspeção nos edifícios deve ser realizada periodicamente para que haja um acompanhamento prévio e contínuo das intervenções a serem realizadas. “Os sistemas construtivos se desgastam ao longo de sua vida útil e precisam de uma avaliação periódica em todas as áreas: hidráulica, combate a incêndio, gás, elétrica, revestimentos de fachadas, dentre outras. Caso contrário corre-se o risco da perda excessiva de funcionalidade e segurança, podendo ocorrer colapsos parciais ou totais dos sistemas”, complementa a especialista.

Mas a responsabilidade é de quem? Com a inspeção predial em dia, o síndico do prédio recebe o laudo com todos os detalhes dos problemas encontrados e os orientações preliminares para futuros reparos necessários, conforme o grau de risco ou criticidade indicada para cada deficiência. A partir daí, é de responsabilidade do gestor da edificação reparar as deficiências.

Flávia esclarece também sobre a diferença de custo entre a manutenção preventiva e a corretiva. “Quanto mais tempo se leva para desenvolver um plano de manutenção, maiores e mais custosas serão as intervenções corretivas nas edificações”, afirmou Flávia, destacando que a manutenção preventiva também evita a perda de garantia da edificação, uma vez que o uso inadequado do bem isenta o construtor da responsabilidade sobre o defeito ou anomalia que possam ocorrer.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira