Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2012 - 08:05

Julgamento antecipado

Mais um novo episódio abalou o Rio de Janeiro. A morte da comerciária Claudia Lago, de 33 anos, atingida por um tiro num PAM de Coelho Neto certamente choca a sociedade, afinal trata-se da vida de uma inocente. O problema é de segurança pública e sabemos que há muito a ser feito, já que, em verdade, toda a criminalidade se sentiu acuada com as implantações das UPPs nos principais morros carioca. Porém, outra discussão também sempre vem à tona em episódios desse tipo, que é a culpa do policial militar. Bem, sabemos e respeitamos o momento doloroso da família atingida por essa tragédia, mas acusar e condenar antecipadamente o PM envolvido na operação já é um excesso que merece ser melhor analisado por todos.

Normalmente, a sociedade se antecipa e condena a polícia. Antes mesmo dos fatos serem apurados, a polícia é alvo do cruel julgamento da população que em muitos casos é estimulada pela própria criminalidade. Não é o caso desse episódio, porém é preciso entender todo o contexto da ação, que envolveu troca de tiros, no qual os policiais também ficaram sob a mira dos bandidos.

Na perseguição, ingressar na unidade hospitalar, o bandido foragido usou a vitima como escudo. Claro que é preciso uma apuração minuciosa e pode até se chegar a conclusão de erro do policial, mas é preciso cautela, pois esse policial é tão humano como outro qualquer e estava no exercício de sua profissão.

Se for constatado erro desse profissional, as devidas medidas deverão ser tomadas pela corregedoria da PM. É preciso entender que o médico pode cometer erro, o advogado, motorista e qualquer outra profissão. Todos são exercidas por seres humanos. O ideal é que não aconteça, mas infelizmente todos nós estamos sujeitos a isso.

Enfim, o mundo ideal não existe. É lamentável a perda de qualquer vida e a investigação poderá chegar ao que realmente aconteceu. Se for

. Por: Marcos Espínola, Advogado criminalista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira