Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2012 - 09:05

Ubifrance prepara vinda de uma grande deleção de empresas francesas Para Rio Oil & Gas 2012

E realiza seminário de parcerias estratégicas para o setor off- shore na Firjan dia 17 de setembro.

Objetivando a busca de parcerias comerciais e industriais estratégicas que possam fortalecer os laços já existentes entre a França e o Brasil no segmento Petrolífero, a ubifrance Brasil (Agência francesa para a internacionalização das empresas, que possui na França um papel semelhante ao da Apex no Brasil), organiza este ano, juntamente com a DGCIS (Direção Geral para a indústria, a competitividade e serviços), a vinda de uma delegação composta de 50 empresas francesas e 3 Polos de competitividade para participarem deste importante evento, reunindo assim o melhor do conhecimento e da tecnologia francesa neste setor, em um pavilhão de 400 m². Esta será a maior missão comercial francesa já organizada no setor de energia no Brasil.

Diversas atividades estão programadas para aproximar empresas e empresários franceses dos profissionais do mercado brasileiro do petróleo, visando a troca de conhecimentos e uma apresentação desta «nova safra» de fornecedores de equipamentos e serviços de engenharia franceses. Por outro lado os empresários franceses terão um melhor conhecimento dos desafios e objetivos do mercado brasileiro para os próximos anos.

O Brasil se tornou, em poucos anos, um ator energético mundial de primeiro plano, apresentando significativas perspectivas de crescimento para as próximas décadas. As descobertas pela Petrobrás de mega-reservas de hidrocarbonetos dentro da camada Pré-Sal, prometem novas oportunidades e desafios para o setor, com um potencial estimado de dezenas de bilhões de barris. Um dos mais importantes mercados atuais de Petróleo do mundo, não poderia deixar de chamar a atenção dos especialistas e das empresas e Polos de competitividade franceses, que possuem décadas e até séculos de experiência nesta área, tanto no mercado francês, como no mercado mundial.

No que se concerne à parte comercial, as 50 empresas francesas expositoras presentes no Riocentro terão a oportunidade de demonstrar seus avanços tecnológicos, assim como seu know-how, entrarem em contato com inúmeros atores nacionais e internacionais do setor do petróleo e gás e, evidentemente, aumentar sua visibilidade em um dos maiores eventos de negócios do mundo.

Seminário de APL’S dia 17 de setembro na Firjan (das 9h às 14 h) - Como parte das atividades programadas por ocasião da Feira Rio Oil & Gas 2012, a UBIFRANCE organiza para o dia 17 de Setembro, na FIRJAN, com o apoio do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, da PETROBRAS, do SEBRAE NACIONAL e do SEBRAE REGIONAL e a participação de diversos Governos Regionais, um Seminário com o tema: «PARCERIAS ESTRATÉGICAS ENTRE A FRANÇA E O BRASIL PARA O SETOR OFFSHORE».

Este encontro, que ocorre pela primeira vez neste segmento, deverá permitir o estreitamento dos laços entre o Brasil e a França, garantindo parcerias estratégicas importantes para os dois países. Será um verdadeiro marco no desenvolvimento de parcerias entre os clusters franceses e os APL’s brasileiros do segmento petrolífero, representados pela REDEPETRO (representante de um conglomerado de 18 clusters brasileiros, com 1.500 empresas).

Com o apoio do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, da PETROBRAS, do SEBRAE NACIONAL e do SEBRAE REGIONAL e a participação de diversos Governos Regionais, o encontro deverá permitir o estreitamento dos laços entre o Brasil e a França garantindo parcerias estratégicas importantes para os dois países.

Além da presença da Exma. Sra. Secretária de desenvolvimento do MDIC, Heloisa Menezes – que falará sobre o foco do Brasil no setor do Petróleo: os desafios, as projeções e os investimentos, também estarão presentes o Presidente da FIRJAN, Sr. Eduardo Gouvêa Vieira, o Sr. Denis PALLUAT de BESSET, General Manager Brazil da empresa Total, o Sr. Nelson Prochet, Diretor RH do Grupo Technip, o Sr.Ernani Turazzi, Gerente de Desenvolvimento do Mercado da Petrobrás, o Sr. Domingos Vargas, Presidente da INVESTE RIO, o Cônsul Geral da França no RJ, Sr. Jean-Calude Moyret, a Sra. Luciana Sá, Diretora de Desenvolvimento Econômico da FIRJAN, a Sra. Miriam Ferraz - coordenadora do projeto Prointer, além dos representantes dos Polos Franceses de Competitividade do setor Petrolífero e representantes de suas empresas integrantes e do Conselheiro Comercial e Diretor da Ubifrance no Brasil, Sr. Benoît Trivulce.

Os Polos de competitividade MER PACA, MER BRETAGNE e NOVALOG, e suas respectivas empresas, apresentarão à REDEPETRO, o conhecimento desenvolvido na organização dos clusters franceses que servirão de modelo para a estruturação de diversos clusters brasileiros. Já estão garantidas as presenças dos APL’s do Rio grande do Sul, do Espírito Santo, Manaus, Sergipe e Pernambuco. Diversos projetos já em andamento em alguns destes Estados, que já contam como o apoio do BNDES e do SEBRAE Nacional, poderão ser ainda mais fortalecidos através desta rede de cooperação que deverá ser estabelecida com os clusters franceses, através do apoio local da Ubifrance Brasil, que mantém estreito contato com as empresas francesas e entidades do segmento petrolífero.

Acordo global de cooperação tecnológica e comercial - Como parte do progressivo fortalecimento dos laços comerciais franco-brasileiros, foi assinado, em 2011, um Memorando de Entendimento em São Paulo, entre o Ministério francês da Indústria e o Ministério Brasileiro do Desenvolvimento para a criação de parcerias tecnológicas e comerciais.

Já em maio de 2012, no âmbito do Salão Mecânica e com o apoio da UBIFRANCE Brasil e do MDIC, diversos acordos também foram estabelecidos entre pólos de competitividade franceses no setor da mecânica e atores brasileiros.

Espera-se agora, na “Rio Oil & Gas 2012”, a assinatura de um acordo global de cooperação, baseado em projetos de inovação conjuntos. Esse acordo permitirá aumentar os laços entre o Brasil e a França e garantir o desenvolvimento de uma parceria estratégica importante para os Apoios Produtivos Locais (APL) e seus homólogos franceses, os Polos de Competitividade MER PACA, MER BRETAGNE e NOVALOG, que estarão acompanhados por uma dezena de pequenas empresas inovadoras, conhecidas mundialmente como start-ups.

Encontros B2B - Durante a Feira Rio OIl & Gas, no Pavilhão França organizado pela Ubifrance, as 50 empresas francesas terão encontros de negócios agendados com empresas brasileiras, visando o desenvolvimento de negócios e parcerias. Mais de 230 encontros de negócios já estão programados entre empresas brasileiras e francesas !

Como exemplo de uma parceria comercial bem sucedida, estaremos celebrando no dia 17 de setembro, no próprio Pavilhão França (anexo entre os pavilhões 3 e 4), às 18 horas, a criação de uma joint-venture entre as empresas CLS Prooceano.

A empresa CLS, filial do CNES – Agência Espacial francesa e do Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração Marítima adquiriu a empresa brasileira PROOCEANO, especializada nos estudos e serviços que acompanham as operações petrolíferas offshore. Desta forma, a CLS reforça e desenvolve sua oferta no mercado petrolífero sulamericano e cria uma nova filial para completar sua rede internacional.

Grupo Total - Denis PALLUAT de BESSET General Manager Brazil estará presente ao Seminário organizado pela Ubifrance na Firjan aonde falará sobre a questão da qualificação da mão de obra no Brasil. Com uma força de trabalho de aproximadamente 96.000 funcionários, a Total está presente em mais de 130 países.

A Total é uma das cinco maiores empresas de óleo e gás no mundo; são muito mais do que isso. São uma empresa de energia global ativa nos setores de gás, refino, petroquímicos e no futuro em biomassa e energia solar. Para atender a uma demanda sempre crescente de óleo e gás, a Total produz óleo e gás em 30 países. A Total está alavancando nosso modelo de negócio integrados através do desenvolvimento de plataformas petroquímicas e de refino de alto nível e competitivas.

A Total opera uma rede de 14.819 postos de serviço no mundo inteiro e também comercializa uma ampla variedade de especialidades como lubrificantes, GLP e combustíveis. A Total também está envolvida na área de Produtos Químicos Especializados, que compreende aplicações de processamento de borracha, adesivos, resinas e galvanoplastia. Em todos os seus negócios, atendem às necessidades dos clientes, entregando soluções inovadoras, principalmente em termos de eficiência energética.

Apresentação OSEO - Além de financiar as empresas francesas que investem no país com empréstimos, a OSEO é um dos importantes instrumentos de apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na França, que centraliza todos os projetos de financiamento para pequenas e médias empresas francesas inovadoras. A França conta hoje com mais da metade de seus pesquisadores trabalhando no setor privado – 56% - e, de seus gastos com P&D, 63% são feitos por empresas, que têm fortes incentivos fiscais. O país ocupa hoje o 2º lugar na Europa e o 5º mundial em termos de depósitos de patentes. A OSEO é o correspondente da Finep no Brasil.

A FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, é uma empresa pública brasileira ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Há 42 anos apoia projetos de inovação de empresas de todos os portes e instituições de ensino e pesquisa brasileiros, oferecendo recursos reembolsáveis com taxas diferenciadas e não-reembolsáveis por meio de editais. Em 07 de maio de 2009, as 2 entidades, Finep e Oseo, assinaram um acordo de cooperação Tecnológica franco-brasileiro, que previu um programa de cooperação entre os dois países por 5 anos. Em vigor portanto até 2014.

A OSEO, o branco francês Crédit Agricole e a empresa GAC Brasil, especializada no Lei do Bem, organizam no dia 19 de setembro, no Pavilhão Ubifrance um café da manhã e farão uma apresentação sobre seus produtos e serviços. Alexandre Barral, representante no Brasil, encontra-se sediado no escritório da Ubifrance no Rio de Janeiro.

A Ubifrance é a agencia do governo francês para o desenvolvimento internacional das empresas. A nossa rede internacional é composta por 80 escritórios em 60 países. No Brasil, contamos com uma equipe de consultores franceses e brasileiros organizados em dois escritórios – um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro - que aliam competência e experiência para: Informar as empresas francesas sobre os aspectos econômicos, jurídicos, normativo e competitivo para sua implantação no mercado brasileiro; oferecer apoio às exportações e investimentos; assessorar as empresas em seus processos de aproximação com o mercado através da ajuda na definição de estratégias comerciais e busca de parcerias comerciais e industriais (prospecção); orientar os empresários acerca dos financiamentos públicos para empresas francesas e garantir a promoção da tecnologia e dos produtos franceses junto a instituições e profissionais brasileiros através da participação coletiva em salões profissionais, encontros B2B, foros de negócios multi-setoriais, apresentações de produtos franceses, comunicação com a imprensa especializada, etc.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira