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12/09/2012 - 09:35

CIA Inteligência e Coordenação recebe o Master Imobiliário

Cerca de 8.300 lotes vendidos em apenas 27 dias! Foi com este recorde que a CIA Inteligência e Coordenação conquistou o Prêmio Master Imobiliário 2012 na categoria Profissionais – Marketing/Comercialização. Utilizando as mais modernas técnicas de inteligência imobiliária, a CIA foi contratada pela AMF Empreendimentos para coordenar as ações de marketing e vendas de seu loteamento chamado Nova Petrolina, em Petrolina (PE), no segundo semestre de 2011.

Para lidar com este enorme volume de lotes, Alexandre Araújo, proprietário da AMF, confiou na experiência de 15 anos da CIA, pioneira no conceito de “inteligência” no mercado imobiliário, com atuação em mais de 70 cidades brasileiras. Com esta parceria, o Nova Petrolina se transformou em um dos maiores acontecimentos do mercado imobiliário nacional em termos de estratégia de comercialização. O case recebeu o reconhecimento do júri na disputada premiação Master Imobiliário, concedida anualmente pela Fiabci/Brasil (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) e Secovi-SP (Sindicato da Habitação). A CIA, aliás, já havia conquistado o Master Imobiliário na mesma categoria em 2000.

O trabalho da CIA para o Nova Petrolina teve início em agosto do ano passado, quando a equipe de inteligência visualizou um trabalho inédito: coordenar vendas de um produto com mais de 8 mil lotes (normalmente a empresa atua em empreendimentos entre 1 mil e 2 mil lotes) em tempo recorde.

Alguns atrativos deste empreendimento urbanizado, como o valor das parcelas, a facilidade e o ineditismo da forma de pagamento (sem comprovação de renda), o tamanho dos lotes, a ótima localização do terreno (próximo do centro da cidade e com fácil acesso), além da área verde de seu entorno, garantiriam, em princípio, o sucesso do Nova Petrolina, lançado para ocupar um nicho de mercado ainda pouco explorado no município: as classes C e D. O que poderia parecer simples transformou-se num grande desafio.

Perspectivas da área residencial e comercial do empreendimento Nova Petrolina-Na prática, treinar uma equipe e montar uma estrutura de plantão de vendas diretas ao cliente final demoraria meses. Sem organização, esse volume de mais de 8,3 mil lotes poderia levar a um caos logístico. Com toda a expectativa gerada aliada à demanda reprimida, uma multidão poderia se aglomerar e causar um tumulto em torno de um eventual plantão de vendas unificado, por exemplo. “Você pode imaginar o que aconteceria com 3 ou 4 mil pessoas ao mesmo tempo nesse local, tentando comprar os lotes? Não haveria força humana capaz de atender isso e precisaríamos de um espaço como o Ginásio do Ibirapuera. Um verdadeiro caos”, argumenta Paulo Toledo, diretor superintendente da CIA.

Baseada nesta realidade, a CIA coordenou uma ação pioneira: envolver todas as 26 imobiliárias de Petrolina montando uma estratégia de descentralização do processo de vendas. Esse sistema permitiu que todas elas, quaisquer que fossem seu tamanho ou estrutura, tivessem oportunidades iguais de trabalhar com o Nova Petrolina. A partir daí, “instigamos o desejo de vender em todos. Pouco a pouco, a cidade foi se mobilizando, curiosa para conhecer o produto. Houve imobiliárias que inicialmente não queriam participar, mas acabaram cedendo à pressão dos clientes”, explica Toledo.

Esta pressão crescente gerou a curiosidade e anseios dos corretores, que automaticamente era transmitida aos compradores. Nesse ensejo, a equipe local da CIA aproveitou para colocar em prática uma tática de guerrilha, estimulando os corretores a criarem uma rede de contatos para capilarizar o processo de pré-venda por meio do “boca a boca”.

O estouro dessa verdadeira bolha gerada junto às imobiliárias foi planejado para acontecer na convenção de vendas, realizada em 22 denovembro de 2011. Somente nesta oportunidade, finalmente os corretores receberam todas as informações sobre o empreendimento, como o valor mínimo de parcela de R$ 110,00. Depois disso, eles puderam partir para o trabalho em campo.

A inteligência imobiliária da CIA levou à montagem de um quartel-general, um local exclusivamente reservado para o atendimento às 26 imobiliárias envolvidas (responsáveis pelo contato direto com o comprador final), e o local acabou se transformando no ponto culminante de um resultado inédito na história imobiliária brasileira.

Resultados - Nada menos do que 1,2 mil lotes foram comercializados no primeiro dia (23 de novembro). A primeira fase, com 3,7 mil foi encerrada dois dias depois. Mesmo com tabelas de preço um pouco maiores, as outras duas etapas que se seguiram também registraram velocidade de comercialização. Em 19 de dezembro, ou seja, 27 dias após o início do processo, a venda de todos os 8.328 lotes havia entrado para a história. Uma velocidade de vendas nunca vista antes pelo segmento imobiliário brasileiro na visão de muitos.

A CIA Inteligência e Coordenação foi criada há 15 anos pelos empresários Paulo Toledo, José Luiz Monteis e Renato Teixeira, cada um com mais de 30 anos de experiência no setor imobiliário. Pioneira no conceito de “inteligência” no mercado imobiliário, a CIA desenvolve estratégias novas e arrojadas para o sucesso dos empreendimentos nos quais atua. Possui ampla carteira de clientes, entre eles Alphaville Urbanismo, Conspar, Ecomax, Toctao, Scopel e Deltaville, e é reconhecidamente a empresa com maior abrangência nacional, tendo atuado em empreendimentos em mais de 70 cidades.

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