Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2012 - 10:03

Arte pura para ler, ver e sentir

Em plena efervescência da ArtRio, merecem atenção especial os lançamentos dos livros O desenho da fala, de Iole de Freitas, e Liberdade, de Carlos Vergara (ambos pela Suzy Muniz Edições). Os dois pesos-pesados da arte contemporânea brasileira apresentam, nessas publicações, muito da perspectiva e da memória de suas trajetórias.

O desenho da fala, de Iole de Freitas, foi construído a partir da entrevista da artista para o projeto Depoimentos para a Posteridade, do Museu da Imagem e do Som – MIS, com a participação de Armando Strozemberg, Cecília Arruda, Lauro Cavalcanti, Paulo Sergio Duarte e Paulo Venancio Filho. A obra é ricamente ilustrada com fotografias do arquivo da artista e de uma série de fotógrafos que registraram sua obra. No dia 12/9, às 18h, Iole de Freitas promove um bate-papo sobre sua obra, com a participação de Luiza Duarte e Ilana Strozemberg. A conversa acontece debaixo de sua escultura “O que fica depois que o tempo passa”, exposta na entrada do Armazém 5 do Pier Mauá.

Liberdade, de Carlos Vergara, é resultado do processo de trabalho que o artista desenvolveu a partir da implosão do Complexo Penitenciário Frei Caneca, no Rio de Janeiro. De seu local de trabalho – no alto do morro de Santa Teresa –, Carlos Vergara acompanhou a queda gradual dos pavilhões, situados logo abaixo e ao alcance da vista, no Vale do Catumbi, aos pés do Morro da Mineira. Antes que desabasse o último, decidiu contrapor-se, ancorado em sua prática artística, ao processo de esquecimento dos fatos grandes e miúdos que a demolição anunciava.

Liberdade resultou da aproximação ou combinação de diversos meios e procedimentos: vídeo, fotografia, instalação, monotipia, pintura, aquarela. Todos já utilizados por Carlos Vergara com intensidades variadas: alguns, desde o início de seu percurso; outros, de emprego mais recente. Todos convocados, contudo, para capturar algo que se ausenta, que se desfaz de pronto como coisa física e aos poucos como matéria a ser lembrada.

Os dois lançamentos acontecem na Livraria Blooks, na ArtRio. Iole de Freitas autografa O desenho da fala no dia 14 de setembro (sexta-feira), às 18h, enquanto Vergara realiza a sessão de autógrafos de Liberdade no dia 15 de setembro (sábado) também às 18h.

.[Lançamento de livros na ArtRio: 14 de setembro (sexta-feira), às 18h: Iole de Freitas autografa O desenho da fala e 15 de setembro (s´´abado), às 18h: Carlos Vergara autografa Liberdade, na Livraria Blooks – ArtRio, Armazém 5 - Pier Mauá - Av. Rodrigues Alves, 10 – Centro do Rio de Janeiro.

Palestra de Iole de Freitas, dia 12 de setembro (quarta-feira), às 18h, na entrada do Armazém 5 – ArtRio, Pier Mauá – Av. Rodrigues Alves, 10 – Centro do Rio de Janeiro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira