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12/09/2012 - 10:15

Ceg lança Selo Oficina 10


A Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – Ceg lançou no dia 11 de setembro (terça-feira), o Selo Oficina 10. Desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologias do Gás (CTGÁS) – um consórcio entre Petrobras e Senai– o selo foi concebido para certificar as oficinas aptas a realizar a instalação do sistema de Gás Natural Veicular (GNV). Serão levados em conta critérios como segurança, qualidade do serviço e padronização. Hoje, existem 146 oficinas credenciadas pelo Inmetro para realizar a conversão.

A ideia é aumentar o nível de qualidade dos serviços de instalação de kits GNV realizados pelas oficinas do Rio de Janeiro. Os consumidores, por sua vez, terão a garantia de que estão recebendo um serviço seguro e de qualidade, por meio da indicação de uma oficina com padrão de qualidade endossado pela Ceg e pelo órgão certificador reconhecido nacionalmente, o CTGÁS.

CTGás- Caberá ao CTGÁS apresentar às oficinas os critérios de certificação, promover treinamento, emitir o certificado e acompanhar periodicamente se os padrões estabelecidos estão sendo mantidos. O processo de certificação vai durar de dois a três meses, uma vez que o prazo da auditoria pode se estender mediante a adesão de mais convertedoras ao programa.

As oficinas interessadas em receber o selo devem, obrigatoriamente, ser credenciadas pelo Inmetro, trabalhar com kits de 5ª geração, dispor de equipamentos e mão de obra habilitada para manter os padrões de qualidade do programa.

Hoje, os kits mais modernos, de 5ª geração, representam um ganho a mais para os motoristas. Entre as vantagens estão melhor desempenho e redução de emissão de gases poluentes.

O Selo Oficina 10 é uma das ações da Ceg com objetivo de estimular novas conversões, aumentar o volume de gás vendido e, principalmente, esclarecer mitos e reforçar benefícios. Hoje, as principais barreiras de utilização do produto são perda de potência (47%), instalação cara (38%), perda do porta-malas (34%), desgaste do motor (34%) e manutenção cara (11%).

A instalação de um kit de 5ª geração, o mais moderno do mercado, custa, em média, de R$ 4.000,00 a R$ 4.500,00, dependendo da capacidade do cilindro. O kit de 5ª geração apresenta melhor desempenho e emissão reduzida de gases poluentes.

O GNV pode render até o dobro de quilômetros em comparação a outros combustíveis, não pode ser adulterado e é mais ecológico. [www.ceg.com.br].

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