Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2012 - 10:25

Energia: governo anuncia redução do custo para a indústria

E setores de mineração e de energia se reúnem para discutir eficiência energética.

Na véspera da cerimônia que detalhou o plano de redução de tarifa de energia anunciado pelo Governo,no dia 11 de setembro (terça-feiara), no Palácio do Planalto, executivos de empresas de mineração e do setor elétrico se reúnem em Salvador (BA) para discutir temas como gestão, custo e eficiência energética. O 2º Seminário Internacional de Gestão de Energia na Indústria da Mineração – ENERMIN 2012 (www.enermin2012.com) será realizado até o dia 12 de setembro (quarta-feira), no Fiesta Bahia Hotel, no bairro dePituba.

O evento reúne executivos de governos, entidades e empresas de vários países, tais como Vale S.A., Votorantim Metais,Samarco Mineração, Jaguar Mining Inc., Codelco (Chile), Fluor (Chile), ABB Facts (Suíça), Petrobras, Millenium Energy Industries (UK), Companhia Siderúrgica Nacional, BRIX Energia e Futuros S.A., Schneider Eletric e Solex Thermal Science.

“Este é um debate pioneiro no País e de necessidade crescente. O desafio é aumentar a eficiência, diminuir os custos e estimular os estudos e a implementação de tecnologias de uso sustentável. Buscaremos, no ENERMIN 2012, agregar projetos e ideias de diversos lugares do mundo”, detalha o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM(www.ibram.org.br),José Fernando Coura.

O preço da energia no País está entre os mais elevados do mundo. Para a indústria nacional, a tarifa média é de R$ 329 por kWh, enquanto países como Índia, China e Rússia cobram, em média, R$ 140,7 por kWh. A indústria corresponde à maior fatia do uso de energia no Brasil. No primeiro semestre de 2012, o setor foi responsável por 40% do consumo nacional.

“Em 2020, a expectativa é de demanda industrial de 283,7TWh de energia elétrica, o que aumenta a participação para 43%. Uma das grandes discussões travadas sobre o futuro da competitividade industrial gira em torno da redução de custos e da garantia de suprimento de energia elétrica”, complementa o Diretor de Relações Institucionais da ABIAPE - Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia, Marcelo Moraes.

A Medida Provisória que será publicada pelo Governo prevê a redução de 16,2% na tarifa de energia dos consumidores residenciais e de até 28% para o empresariado por meio da retirada de encargos federais que encarecem o custo daeletricidade.

O ENERMIN 2012 é realizado pelo IBRAM em parceria com a Gecamin – Conferencias para La Minería do Chile e a JKtech SMI Technology Transfer. Os patrocinadores são Vale S.A., Samarco Mineração, Sinferbase e CEMIG. O evento conta com apoio institucional de: Salvador Convention Bureau, Sociedade Nacional de Minería, Consejo Minero, Camese, Cesco, Sernageomin e ABIAPE – Ass. Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia

.[ENERMIN 2012, até 12 de setembro (quarta-feira),no Hotel Fiesta Bahia, situado à Avenida Antônio Carlos Magalhães, 711 – Pituba - Salvador, BA.Realização: IBRAM,Gecamin – Conferencias para La Minería do Chile eJKtech SMI Technology Transfer.Informações: www.enermin2012.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira