Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2012 - 10:25

Firjan considera um avanço pacote de redução das tarifas de energia

Custo médio brasileiro passará de quarto para oitavo mais alto do mundo.

De acordo com nota enviada pela Firjan: “Com o objetivo de incentivar a competitividade do setor produtivo, o governo anunciou redução de 19,4% a 28,0% na tarifa final de energia elétrica para o setor industrial, como parte do pacote de concessões elaborado pelo governo federal. O intervalo de redução implica em uma redução média para a indústria de 19,6%. Apesar da redução anunciada alcançar 28% para os consumidores enquadrados na modalidade A1, a grande maioria das indústrias brasileiras concentra-se na modalidade A4, que obteve uma redução de 19,4%.

O Sistema Firjan avalia como muito positiva a redução média divulgada hoje de 19,6% para a tarifa de energia elétrica para o setor produtivo, ainda que não tenha sido suficiente para alcançar um maior nível de competitividade. Conforme já apontado pelo Sistema FIRJAN, uma redução de 35% seria necessária para que a tarifa para o consumidor industrial se iguale à média mundial. Nesse sentido, cabe notar que, com redução média de 19,6%, a tarifa média brasileira passará da 4ª mais cara do mundo para a 8ª.

Assim, considerando a importância da energia elétrica para a atividade industrial, tais reduções devem ser entendidas como uma primeira etapa de um processo que consubstanciará maiores esforços com vistas a aumentar a competitividade da tarifa de energia elétrica, estimulando assim a economia do país e aumentando a atratividade de investimentos. Para a indústria brasileira, foi mais um importante passo.”

Perfil da Firjan - A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro é a mais antiga entidade empresarial do Brasil, com origem em 1827. Hoje reúne mais de 105 sindicatos industriais de todo o estado e possui cerca de 9 mil empresas associadas. Tem a missão de promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. Para isso, conta com 60 unidades em todo o estado e no Distrito Federal. O Sistema Firjan é formado por cinco entidades sem fins lucrativos, que trabalham de forma integrada: a própria Firjan, o SESI, o SENAI , o CIRJ e o IEL.[www.firjan.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira