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16/10/2007 - 09:14

itSMF Brasil Conference 2007

EMC fala sobre criação de serviços orientados por meio do padrão itil® e apresenta case de sucesso da operadora CTBC.

São Paulo– A EMC, líder mundial em armazenamento e gerenciamento da informação, apresenta a palestra “Criando um Serviço Orientado em Organização de TI através do ITIL”, por Glenn O´Donnell, Gerente de Marketing de Produtos da EMC Corporation, que vem ao Brasil especialmente para participar do itSMF Brasil Conference 2007 – capítulo brasileiro do Fórum Internacional que promove as melhores práticas em TI por meio da disseminação do padrão ITIL®. A palestra do executivo será dia 15/10 às 14h. No dia seguinte, a EMC apresentará o case da CTBC, por meio de Marco Antonio, Especialista em Gerenciamento de Infraestrutura e Serviços da operadora, às 14h45. O evento acontece em São Paulo, entre os dias 15 e 16 de Outubro, no Hotel Transamérica, em São Paulo (SP).

O ITIL – Information Technology Infrastructure Library (Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação) é composto por coleção das melhores práticas operacionais para TI, desenvolvido na década de 80 pelo governo inglês e agora tornou-se uma disciplina que circula ao redor do mundo para os processos das empresas. Porém, Glenn O´Donnell alerta para que os usuários entendam ITIL como um fundamento e não definitivamente como uma solução imediatista. Em sua palestra, o executivo abordará os impactos que o ITIL vem causando em TI, composto por opiniões conflitantes entre as soluções oferecidas pelo staff de TI os líderes de negócios, que em geral não aprovam ou reconhecem como opções de risco. Porém, todos concordam em que ITIL garante Operações Disciplinadas em TI.

Marco Antonio, Especialista em Gerenciamento de Infraestrutura e Serviços da CTBC, mostrará como funciona o projeto de gerência integrada de eventos da CTBC composto por processos, ferramentas e pessoas. “A equipe da EMC Consulting analisou os processos de Gerenciamento de Incidentes e Problemas e, com base nas melhores práticas da ITIL V3, apontou melhorias estruturais aos processos, cujos benefícios já estão sendo contemplados por toda a cadeia de provimento de soluções para os clientes da CTBC”, explica o executivo da operadora.

“A ferramenta EMC Smarts foi escolhida por sua capacidade ímpar em análise de causa raiz, que permitirá à CTBC reduzir em 90% os eventos diários, focando sua equipe de operações na solução do problema real e não nos sintomas por ele provocados”, enfatiza Marco Antonio.

“Com a implantação deste projeto, a CTBC espera diminuir o downtime dos serviços e melhorar a percepção de qualidade dos serviços por parte dos clientes, ser pro ativa na resolução de eventuais problemas, ter uma única console de eventos, reduzir OPEX (Operacional Expenditure, ou seja, redução do capital utilizado para manter ou melhorar os bens físicos das empresas), e melhorar a produtividade da equipe de operações”, conclui o executivo.

Conforme Glenn O´Donnell, o foco do novo processo de TI requer nova estrutura e novos cargos podem surgir, como Diretor de Gerenciamento de Configurações, Engenheiro de operações, e Gerente de relacionamentos e negócios, Consolidação de NOC e SOC. Na nova versão, a ITIL 3, há atualizações das definições do ITIL, que foram publicadas em maio de 2007, com mais foco nos negócios, proporcionando implementação em nível mais elevado. NO ITIL 3.0, algumas terminologias também mudaram, como CMDB que agora passa a ser CMS - Configuration Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Configuração. As certificações permanecem válidas e outras estarão disponíveis.

O evento no País - O itSMF Brasil, comunidade ITIl no país, conta com 500 membros e promove, ao longo do ano, inúmeros encontros para troca de informações e experiência entre interlocutores locais e internacionais. Além dos estudos de caso -- a EMC apresentará a CTBC --, o evento traz relatos sobre como diversas empresas brasileiras estão caminhando em direção á observância da biblioteca de melhores práticas em TI. No encontro, os visitantes saberão ainda sobre como ficaram as certificações em Gerenciamento de Serviços de TI após o lançamento da ITIL 3.0.

Dia 15 – 14h - Palestra de Gleen O´Donnell, nas Salas Comandatuba 2 e 3 e dia 16 – 14h45 – Case de Sucesso CTBC, no Auditório Transamérica.

Perfil da EMC - A EMC Corporation (NYSE: EMC) é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologia de infra-estrutura da informação e soluções que permitem que empresas de todos os tamanhos transformem a maneira como competem e criam valor a partir de seus dados. Mais detalhes sobre os produtos e serviços da EMC podem ser obtidos no site www.emc2.com.br ou pelo telefone 0800-55-3622.

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