Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2012 - 08:10

Pioneiro, projeto permite o monitoramento de navios em tempo real pela internet

PVMS (Port and Vessel Monitoring System), criado pela SMD Marine Systems, é utilizado em portos do Brasil, Chile e Peru e por clientes como a Codesp e a Praticagem de Santos.

Monitorar, em tempo real pela internet, o movimento das embarcações que trafegam pelos portos. Este é objetivo do PVMS (Port and Vessel Monitoring System), pioneiro projeto desenvolvido pela SMD Marine Systems que é utilizado, atualmente, em complexos portuários como os de Santos (SP), São Sebastião (SP), Salvador (BA), Paranaguá (PR), Valparaíso e Quintero (Chile) e Callao (Peru). O serviço tem clientes como a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), Praticagem de Santos, além de agências de navegação, armadores e terminais portuários.

No sistema, é possível acompanhar a movimentação e identificar todos os navios que estão atracados ou para atracar, em tempo real, pelo site do projeto (www.pvms.com.br), que é bilíngue (Português e Inglês). "No Porto de Paranaguá, instalamos o PVMS porque a autoridade portuária queria controlar o tráfego a aproximadamente cinco quilômetros do cais. Isso ajudou a organizar as filas e auxiliar na gestão do complexo", explica Fernando Gonzalez, diretor da SMD Marine Systems. Ele cita outro exemplo: "A Codesp consegue verificar se as embarcações estão na área correta de ancoradouro naquele exato momento no Porto de Santos".

Gonzalez destaca que o diferencial do PVMS em relação a outros sistemas que oferecem serviços semelhantes é a confiabilidade: "Estamos 24 horas no ar em tempo real. Enquanto registramos 100 navios em determinado porto naquele exato momento, outros projetos semelhantes estão mostrando 50, porque são atualizados esporadicamente".

A tecnologia do PVMS utiliza um equipamento instalado obrigatoriamente a bordo dos navios, o AIS (Automatic Identification System),que recebe o sinal do GPS (Global System Position) e envia todas as informações da embarcação via rádio, por meio do protocolo TDM (Time Division Multiplexing). O sistema criado pela SMD Marine Systems, com uma rede de torres e receptores localizados em vários pontos dos portos, capta e trata esses sinais, armazenando-os em um banco de dados e disponibilizando-os visualmente para todos os seus usuários.

Funcionalidades O PVMS apresenta outras funcionalidades para o usuário como uma régua virtual que mede a distância do navio em milhas e quilômetros; um tracking que permite que a tela movimente de acordo com o trajeto específico de uma embarcação; um recurso que armazena a movimentação e manobras nos portos monitorados por 15 dias, além de uma câmera que acompanha ao vivo a movimentação dos pontos que possuem monitoramento. "Esta ferramenta funciona como um histórico e é fundamental para questões jurídicas portuárias", desta Gonzalez.

O usuário pode consultar o manifesto de DRF e ter acesso as previsões de entrada e saída dos navios nos portos monitorados. Recebe, também, notificações via e-mail, SMS ou Twitter sobre qualquer manobra ocorrida com um navio específico e pode calcular o draft das embarcações coletando algumas informações a bordo (que podem ser fornecidas por oficiais da embarcação) e gere um certificado de draft survey on-line (cálculos fornecidos por engenheiro naval).

SMD Marine Systems-Com 14 anos de atuação nos portos brasileiros e profissionais com 30 anos de experiência, a SMD MARINE SYSTEMS é focada em instalações, vistorias e reparos de navios de grande porte. Jornalistas interessados em fontes e/ou informações sobre tecnologia, segurança e equipamentos p/embarcações marítimas e inovação no ambiente portuário poderão contar com os profissionais da empresa para suas entrevistas ou até mesmo para consultar informações pertinentes.

A SMD Marine Systems é responsável, também, por projetos especiais como o PMVS (Port & Vessel Monitoring System), um sistema inovador que permite o acompanhamento, em tempo real pela internet, dos navios dentro de um complexo portuário. É utilizado, atualmente, nos portos de Santos (SP), São Sebastião (SP), Salvador (BA), Paranaguá (SP), Valparaíso e Quintero (Chile) e Callao (Peru). O serviço tem clientes como a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), Praticagem de Santos, além de agências de navegação, armadores e terminais portuários. [ www.smdmarine.com.br e www.pvms.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira