Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2007 - 09:21

Curitiba é a primeira cidade brasileira a fazer nova cirurgia para implante auditivo

Essa será a primeira cirurgia de colocação do aparelho BAHA realizada no Brasil após a aprovação da Anvisa.

Chega ao Brasil técnica que ajuda pacientes com surdez moderada a severa a ouvir. Trata-se da cirurgia de colocação do aparelho BAHA -Bone Anchored Hearing Aid (Dispositivo auditivo ancorado no osso) que possibilita que o som seja conduzido pelo osso, indicada para quem tem problemas na orelha externa e média (locais por onde o som é conduzido). O aparelho foi aprovado pela Anvisa em março desse ano e a primeira cirurgia no Brasil será realizada em Curitiba, no Hospital Iguaçu, no próximo dia 20 de outubro.

“A intenção é tornar esse procedimento rotina no Hospital, possibilitando uma nova opção de tratamento aos pacientes com problemas auditivos”, explica o otorrinolaringologista do Hospital Iguaçu, Dr. André Ataíde. A cirurgia pode ser feita em pacientes com idade a partir de 5 anos e que tenham cóclea em perfeitas condições.

A técnica consiste na colocação de uma espécie de pino de titânio de 3 a 4 mm dentro do osso do crânio. Por fora, será encaixado o processador de som BAHA, que realiza uma vibração imperceptível e que irá conduzir, através do osso, o som até a cóclea. A colocação do aparelho é realizada depois de um período médio de três meses, tempo necessário para que ocorra a integração do pino dentro do osso. Em crianças esse tempo pode chegar a até seis meses. O resultado é percebido logo que o aparelho é encaixado. “O paciente percebe na hora a mudança da qualidade de som que o BAHA oferece”, reforça Dr. Ataíde.

A única opção de tratamento para pacientes com esse tipo de problema até então era o uso de uma tiara vibratória, que desempenha a mesma função do BAHA, mas com o incômodo de precisar usá-la constantemente. O BAHA é bastante discreto e fica “escondido” embaixo do cabelo da pessoa. “Além disso, o aparelho pode ser conectado e desconectado e deve ser usado durante o dia, devendo ser retirado à noite e para tomar banho, nadar, etc”, detalha o especialista.

Surdez no Brasil - Cerca de 10% da população mundial tem algum problema auditivo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. No Brasil o número chega a 15 milhões de pessoas. A deficiência auditiva é causada por problemas em diferentes áreas do ouvido.

O Hospital Iguaçu é especializado em otorrinolaringologia e realiza desde 2006 o implante colear, indicado para pacientes com surdez profunda. Nesse período o Hospital realizou 25 cirurgias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira