Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2012 - 08:36

Payot: uma empresa sustentável e cidadã

A empresa é a primeira da área de cosméticos a ter o selo verde em seus produtos.

Investir em projetos de sustentabilidade deixa de ser um diferencial para ser uma obrigação. Empresas que adotam ações sustentáveis em sua cadeia de produção ou que tenham atitudes de cidadania e solidariedade para com comunidades menos favorecidas, ganham a simpatia dos consumidores e da sociedade em geral.

A empresa de cosméticos Payot, que em 2013 completa 60 anos, foi a primeira desse segmento a ser certificada com o selo verde, estampado nas embalagens de sua linha capilar Botânico, composta de shampoos, condicionadores e creme para pentear. O selo verde é concedido pelo IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza) às empresas que desenvolvem ações de sustentabilidade nas áreas ambiental, social e saúde.

Na área do meio ambiente, a Payot fez várias mudanças em seus processos de fabricação, até a destinação dos resíduos, buscando atender aos critérios de sustentabilidade e baixo impacto ambiental. Por exemplo, os lápis de olhos e de lábios, de sua linha de maquiagem, são produzidos com madeira certificada (de reflorestamento); a matéria prima de seus frascos foi trocada do PVC para o PET; os rótulos são confeccionados em BOPP e as tampas em PP, que são plásticos recicláveis. “Essa substituição promove uma redução de 30% no peso das embalagens dos produtos, mantendo o mesmo volume e preço. Contribui também para gerar menos resíduo pós-consumo, para a diminuição do custo de frete e para a menor quantidade de poluentes emitidos no transporte”, avalia o químico Antônio Celso da Silva, diretor industrial da Melfe, licenciada da Payot.

Nas unidades da Payot (duas escolas técnicas situadas em São Paulo e Rio de Janeiro) e Maison Payot ( instituto de beleza e estética) há pontos de coleta pós-consumo, para descarte de embalagens usadas, que são destinadas para reciclagem.

Além das ações voltadas ao meio ambiente, a Payot mantém, desde 1999, o seu Projeto de Responsabilidade Social, que atua em duas vertentes: capacitação profissional e saúde. Junto com outros parceiros como os Projetos Tesourinha, Ampliar (Secovi), Voluntariado do Hospital Israelita Albert Einstein, Casa Hope, Fundação Bradesco, oferece gratuitamente cursos de Maquiagem, Manicure/Pedicure e Design de Sobrancelhas para as comunidades menos favorecidas. Na área da saúde, a empresa ministra cursos de auto maquiagem para pacientes em tratamento oncológico (Hospital Albert Einstein, Hospital São Paulo, Instituto do Câncer) e atende no Cantinho da Beleza do Hospital Heliópolis (espaço criado para atendimento aos pacientes internados).

De acordo com Antônio Celso, essa consciência com o foco na sustentabilidade passa também pela escolha de seus fornecedores. “ A Payot dá preferência por fornecedores que tenham projetos de sustentabilidade implantados, conduta também disseminada entre seus distribuidores e público interno, por meio de treinamentos”, enfatiza o diretor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira