Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2012 - 08:46

Funasa busca novas tecnologias em Engenharia de Saúde Pública

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde, deu início hoje às atividades da 1ª Feira de Tecnologias em Engenharia de Saúde Pública e também um Simpósio sobre o tema. A Feira ocorreu no dia 12 de setembro e o Simpósio segue até o dia 14 de setembro (sexta-feira), ambos no Hotel Nacional, em Brasília.

O objetivo da Funasa é conhecer as novas tecnologias disponíveis na área de saneamento básico e ambiental para analisar a possibilidade de incorporá-las aos projetos da Fundação, os quais levam melhorias na qualidade de vida e promoção da saúde aos municípios com menos de 50 mil habitantes de todo o país, que inclui áreas urbanas, rurais, inclusive comunidades remanescentes quilombolas, ribeirinhas e assentamentos rurais.

O presidente da Fundação, Gilson Queiroz, enfatizou a importância de se investir em saneamento: “A cada R$ 1,00 investido, economiza-se R$ 4,00 na saúde pública”. Ele explicou, ainda, que a Funasa possui atualmente 2.699 projetos técnicos de engenharia na área de abastecimento de água e tratamento de esgoto, além de 1.018 obras em andamento pelo do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC2). “Na medida em que o Governo Federal, por meio da Funasa, investe pesado em saneamento é preciso ter tecnologias adequadas” afirmou Queiroz.

Ele elucidou que o evento é muito importante para se conhecer as novas tecnologias na área e assim debater sobre a oportunidade de incluí-las no trabalho já realizado pela Fundação e ressaltou que não serão discutidas apenas ferramentas, mas também os processos para atender as necessidades dos municípios. “O nosso foco são municípios com menos de 50 mil habitantes, por isso, aquelas tecnologias que forem mais fáceis de serem mantidas e operadas serão mais bem recebidas pela Funasa, buscamos simplicidade” disse o presidente.

Além de representantes da Funasa de todo o Brasil, participam do evento palestrantes e expositores de vários estados, Universidades, Companhias de Saneamento, Associações de Empresas do ramo de Saneamento, Prefeituras e Associações de Catadores.

Já está aberta a Feira na qual estará exposta uma mini-estação de tratamento de água e um mini-biodigestor utilizado no tratamento de esgoto. Serão apresentadas inovações tecnológicas como: telhas feitas com garrafas Pet; usina de tratamento térmico de resíduos sólidos, a qual transforma lixo em carvão, impermeabilização de aterros para evitar contaminação do solo; métodos para reutilização de águas negras (esgoto) e cinzas (águas provenientes da lavagem de roupa, louça, banho) humanização da coleta de resíduos com a mecanização; tratamento de resíduos sólidos com valorização ambiental; controle microbiológico da água de consumo; regeneração de filtros e reabilitação de poços artesianos e ecofossas.

.[1ª Feira de Tecnologias em Engenharia de Saúde Pública e I Simpósio até 14 de setembro (sexta-feira), a partir das 08h,no Hotel Nacional,no Setor Hoteleiro Sul - Quadra 01 - Bloco A – Brasília (DF)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira