Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2012 - 09:17

Mais da metade da energia gerada pelo setor de celulose e papel é excedente

Estudo da Pöyry mostra que uma indústria com capacidade produtiva de 1,5 milhão de toneladas/ano pode gerar até 270 MW.

O Grupo Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, realizou um estudo que mostra que o setor de celulose e papel pode gerar mais que o dobro da energia que consome. Considerando uma fábrica com capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose branqueada por ano, é possível gerar até 270 MW de energia. Desse total, estima-se que menos da metade, 108 MW, são utilizados pela própria indústria.

Diante disso, a Pöyry propôs ao conselho setorial de papel e celulose do programa Brasil Maior, do qual faz parte, que o limite para venda subsidiada de energia à rede, hoje de 30 MW, seja aumentado. “Isso permitirá a geração de mais energia renovável nas fábricas de celulose, aproveitando a economia de escala e o uso de maior quantidade de biocombustível”, explica o vice-presidente da companhia, Carlos Farinha e Silva.

A variação da quantidade de energia cogerada se dá em função da biomassa empregada. Além da geração de vapor na caldeira de recuperação, queimando o licor proveniente do cozimento da madeira, se forem aproveitados os resíduos decorrentes do sistema de transporte, picagem e peneiramento da madeira, o montante de geração será da ordem de 1.100 toneladas/hora de vapor de alta pressão para alimentação dos turbogeradores. No caso do descascamento da madeira para processo ser realizado na própria fábrica, haverá uma biomassa adicional que resultaria em mais 130 toneladas/hora de vapor.

“Outro cenário nunca considerado é a utilização de galhos e pontas que permanecem na floresta após o corte das árvores. Caso essa biomassa também fosse utilizada como combustível, geraria um adicional de vapor da ordem de 90 toneladas/hora”, conclui o executivo da Pöyry.

A Pöyry é uma empresa global de consultoria e engenharia, dedicada a um modelo de sustentabilidade equilibrada - balanced sustainability – e gestão responsável. Com atuação focada em qualidade e integridade, oferece aos clientes serviços de excelência em consultoria, soluções completas, design e supervisão. A ampla experiência da empresa abrange os segmentos de energia, indústria, urbanismo e transporte, água e meio ambiente. Conta com 7.000 colaboradores e uma rede de escritórios locais em cerca de 50 países.

Empresa de capital aberto, com ações na Bolsa de Helsinque, a Pöyry vem registrando crescimento médio de 12% ao ano nos últimos 10 anos. Em 2011, obteve faturamento de 680 milhões de euros.

No Brasil, iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Com uma posição de liderança na área de engenharia, a Pöyry aumentou o seu escopo de atuação no ciclo de vida completo do investimento, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, a Pöyry conta com mais de 700 colaboradores no País e atende mais de 50 diferentes clientes de diversos setores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira