Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2012 - 09:29

Projeto Outras Ideias para o Rio faz da cidade uma galeria de arte a céu aberto

Pensar e fazer do Rio de Janeiro uma cidade diferente. Esse é um dos objetivos do projeto Outras Ideias para o Rio (OIR, Rio ao contrário) que, a cada dois anos, até 2016 quando sediará os Jogos Olímpicos, fará com que a cidade se transforme em uma galeria a céu aberto, modificando os principais e mundialmente conhecidos cartões postais cariocas.

A primeira fase teve início na última sexta-feira [07/09], com a exposição das obras de cinco artistas estrangeiros e um brasileiro pontuando locais como a Enseada de Botafogo, o Arpoador e os Arcos da Lapa, até o dia 03 de novembro. O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e a curadoria é assinada por Marcello Dantas.

Nesse período estarão expostos os trabalhos do espanhol Jaume Plensa, do inglês Andy Goldsworthy, do escultor americano Robert Morris, do brasileiro Henrique Oliveira, além de obras do artista japonês radicado em Paris, Ryoji Ikeda e do inglês Brian Eno, que ficarão expostas por menos tempo. Após novembro, a cidade volta a receber outras instalações, em 2014.

Obras -Quem for ao Cais do Porto poderá conferir o trabalho “Domo de Argila” do inglês Andy Goldsworthy, instalada na parede do Centro Cultural da Ação da Cidadania. A obra delicada dá ao visitante a noção de efemeridade, já que pode ruir a qualquer momento.

A Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, foi o local escolhido pelo veterano artista americano Robert Morris para elaborar seu “Labirinto de Vidro”. Em formato triangular, o trabalho está situado entre a Câmara dos Vereadores e o Teatro Municipal.

Uma enorme cabeça flutuante observa e é observada por quem passa pela enseada de Botafogo. É a obra “Olhar dos Meus Sonhos”, do espanhol Jaume Plensa. A obra, de 12 metros de altura, foi produzida pelo artista no Brasil e para sua sustentação um estaleiro de Niterói criou uma plataforma especial.

Um elo entre o novo parque e a favela que antes existia no local por meio de uma casa feita com material reciclável. Essa é a proposta da obra “Cascasa” do artista brasileiro Henrique Oliveira localizada no recém-criado Parque de Madureira.

Diferentemente das demais, que poderão ser vistas até 2 de novembro, outras duas obras da mostra estarão abertas ao público por menos tempo. Uma delas é “The Radar”, do artista japonês radicado em Paris Ryoji Ikeda, que consiste em um sistema de projeção suspenso por uma torre de 15 metros de altura na praia do Diabo, no Arpoador, zona sul da cidade. A obra ficou exposta até esse domingo, 9.

A obra do artista inglês Brian Eno será exibida somente entre os dias 19 e 21 de outubro. Ele desenvolveu um sistema de projeção digital especialmente para os Arcos da Lapa, um dos mais agitados pontos da vida noturna carioca. Também músico e ex-integrante da banda Roxy Music, nos anos 70, Eno vai projetar nas paredes brancas dos Arcos, durante os três dias, “77 milhões de pinturas digitais”. |.Mais sobre o projeto: [http://www.oir.art.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira