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13/09/2012 - 09:50

Por que apostar no e-commerce de moda?

Há cinco anos o segmento de moda era uma fatia insignificante no mercado de e-commerce brasileiro. Poucas marcas acreditavam que haveria público para essa categoria, já que o hábito de tocar e experimentar as peças estava enraizado na cultura de compra dos brasileiros.

Após anos comprando eletrônicos e livros, o consumidor começou a usar sua experiência no mundo online para se arriscar na categoria de moda. O aumento do poder aquisitivo da população, associado à maior acessibilidade às tendências de moda internacionais, por meio de sites e blogs, impulsionaram o consumo de roupas, calçados e acessórios, tendo como principais consumidores as mulheres. Já não fazia mais sentido pesquisar tendências e olhar looks no ambiente online, para depois ter que procurá-los no offline.

Outro fator fundamental para o sucesso de produtos de moda na internet foi o esforço dos varejistas para compensar a ausência do toque com informações detalhadas sobre tecido, medidas, fotos de alta resolução e fotos em manequins para mostrar o caimento das peças. Tudo isso fez com que o consumidor passasse a comprar com mais confiança.

A tendência do mundo online como um todo é tornar-se cada vez mais visual, e este é um apelo fortíssimo para o e-commerce de Moda. Imagens e vídeos vão estar mais presente nas experiências de compras, e o conceito de marca e estilo vão ditar quais serão as regras de comunicação e perfil de navegação dos usuários da categoria.

De acordo com a 25° edição do relatório Webshoppers, a categoria de moda já se estabeleceu como a quinta mais vendida no e-commerce brasileiro, chegando até mesmo a ocupar a quarta posição durante as vendas de Natal. Perde apenas para Eletrodomésticos, Informática, Eletrônicos e Saúde, beleza e medicamentos.

A Rakuten já vê crescimento das vendas neste setor na unidade do Brasil, o Rakuten Shopping. Em outros países onde a empresa está presente, Moda é uma categoria tão evoluída que devido a seu desempenho, merece canais especiais. No Japão, a Rakuten criou dentro do seu marketplace, o Rakuten Ichiba, um site dedicado a roupas e calçados de marcas famosas, chamado Rakuten Brand Avenue, que funciona como um verdadeiro portal de moda.

Nos Estados Unidos, onde a Rakuten possui o marketplace Buy.com, a empresa criou a VAULT, um shopping virtual projetado para reunir marcas de luxo consolidadas e emergentes. Lançada em maio deste ano, a VAULT já possui 200 lojas de moda, acessórios, calçados e decoração.

Na operação do Reino Unido, Rakuten Play.com, também se verifica que o segmento está extremamente consolidado. Os consumidores britânicos gastam apenas 40 segundos para comprar um item de vestuário. A tendência para o Brasil é de que muito em breve atinjamos o mesmo grau de consolidação.

Aliando as informações sobre o sucesso do segmento de moda nos outros continentes e o aquecimento das vendas no nosso País, a conclusão é de que o mercado vive um momento promissor. Para os varejistas que atuam somente no offline, ainda há tempo de ingressar para o comércio eletrônico e garantir uma fatia neste mercado que tem expectativa de encerrar 2012 com um faturamento na ordem de R$ 23,4 bilhões.

A Rakuten Inc (JASDAQ: 4755) é líder mundial em serviços de internet e soluções em consumo e negócios, com atividades também nas áreas de turismo, finanças, segurança e esportes. Possui operações em vários países da Ásia, Europa Ocidental e América do Norte, e conta com mais de 10 mil funcionários no mundo. A empresa, fundada em 1997, é sediada em Tóquio, Japão.[ http://global.rakuten.com/group].

Rakuten Brasil -A Rakuten está no Brasil desde junho de 2011, após aquisição da Ikeda, líder brasileira em soluções de comércio eletrônico. A Rakuten incorporou os serviços de SaaS e plataforma de e-commerce da Ikeda, que agora passam a ser oferecidos sob o nome de Rakuten EC Service.

Outra unidade de negócios da empresa é o Rakuten Shopping Online, um modelo único de market place virtual, que tem por principal objetivo o sucesso do varejista e a satisfação dos e-consumidores. A empresa também atua na oferta de cursos específicos para varejistas online, com foco no êxito da operação, através da Universidade Rakuten.[ www.rakuten.com.br].

.Por: Alessandro Gil, CMO da Rakuten Brasil.

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