Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2012 - 07:45

Bureau Veritas e Chemtech apresentam novo software na área Offshore durante a Rio Oil & Gas

Rio de Janeiro – Durante a Rio Oil & Gas, que acontece de 17 a 20 de setembro (segunda a quinta-feira), no Rio de Janeiro, o Bureau Veritas e a Chemtech apresentarão o resultado do desenvolvimento de um novo software para análise do comportamento de unidades de produção ou perfuração e de navios aliviadores equipados com sistema de posicionamento dinâmico. O produto visa a integrar ao aplicativo ARIANE, do Bureau Veritas, um módulo concebido pela Chemtech que realiza o controle do posicionamento de embarcações e plataformas através de propulsores simulados no programa.

As duas empresas farão palestras durante a feira para demonstrar os principais diferenciais do novo produto. O software é capaz de simular o posicionamento dinâmico de plataformas e embarcações de apoio, sem que estas estejam ancoradas, através do uso de propulsores. O projeto é fruto de uma parceria entre as áreas de P&D da Chemtech e de Desenvolvimento da Divisão Marítima do Bureau Veritas. Esse tipo de sistema de posicionamento é bastante empregado em navios aliviadores e de plataformas de perfuração, para os quais a manutenção da posição é um aspecto crítico.

Para Flávia Rezende, gerente de desenvolvimento do Bureau Veritas, “a parceria com a Chemtech é um excelente exemplo de como empresas privadas podem ampliar suas capacidades de efetuar pesquisas e desenvolvimentos, otimizando recursos de ambas as partes”. Flavia destaca ainda que o novo módulo de DP amplia a aplicabilidade do programa ARIANE, ao incluir a possibilidade de análises de operações de alívio ou de perfuração com unidades equipadas com posicionamento dinâmico, atendendo às recentes demandas da indústria offshore.

Já para a gerente de projetos Clarissa Pires, da área de P&D da Chemtech, essa integração consiste no primeiro projeto efetivamente comercializável já realizado pela equipe. Além disso, a recém-criada parceria também já começa a enveredar por novas oportunidades. “Já estamos conversando sobre projetos junto à FINEP e UFRJ na área de inovação, com o objetivo de expandir nossos grupos”, ressalta Clarissa.

Atualmente, cerca de 60 empresas já utilizam o ARIANE e representam clientes em potenciais para o novo produto que deve começar a ser comercializado no início de dezembro. As apresentações sobre as funcionalidades do software ocorrerão no stand da Chemtech, localizado no pavilhão 4, U15. A participação está condicionada a uma prévia inscrição no local. Já o Bureau Veritas além de participar das apresentações também estará presente no evento em um espaço localizado no Pavilhão 4 – R37.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira