Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2012 - 07:58

Delfim Netto é eleito Professor Emérito 2012

O economista receberá o 16º Troféu Guerreiro da Educação em 15 de outubro, no Teatro CIEE.

São Paulo ­– O economista Antônio Delfim Netto receberá o prêmio' Professor Emérito CIEE/Estadão 2012 – Troféu Guerreiro da Educação', conferido anualmente a personalidades que se destacaram na educação. A entrega do troféu ocorrerá às 10h de 15 de outubro, Dia do Professor, no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE (Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi), em São Paulo. O Professor Emérito 2012 será saudado pela premiada do ano passado, a médica e professora Angelita Gama.

Formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1951, o paulistano do bairro do Cambuci começou a exercer, já no ano seguinte da graduação, a função de docente como assistente na disciplina estatística econômica e econometria. Em 1963, converteu-se no primeiro ex-aluno da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP) a ocupar a posição de professor catedrático na universidade.

Na vida pública, Delfim Neto também teve uma atuação destacada. Foi secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, em 1966, e ministro da Fazenda, no período compreendido entre 1967 e 1974, nos governos de Costa e Silva e Ernesto Geisel. Ficou conhecido como um dos responsáveis pelo “milagre econômico”, período de grande crescimento do país. Foi ainda ministro da Agricultura e do Planejamento, no governo de João Batista Figueiredo e também eleito para quatro mandatos como deputado federal por São Paulo.

Com a escolha de Delfim Netto, o Prêmio Professor Emérito CIEE/Estadão chega à sua 16.ª edição, já tendo sido outorgado a José Cretella Junior (2010), Adib Jatene (2009), Ruth Cardoso, Miguel Reale, Esther de Figueiredo Ferraz, Paulo Vanzolini, Ives Gandra Martins, entre outras personalidades.

CIEE-Fundado há 48 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como finalidade principal a inclusão profissional de jovens estudantes no mercado de trabalho, por meio de programas estágio e de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica: a Lei 11.788/2008 para o estágio e a Lei 10.097/2000 para a aprendizagem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira