Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2012 - 08:14

Intel Labs cria futuro wireless onde tudo está conectado

A Intel Labs demonstrou o primeiro radio WiFi totalmente digital integrado em um mesmo chip com outros building blocks digitais para melhorar o tamanho e a eficiência no consumo de energia, a fim de possibilitar que mais coisas se conectem umas com as outras. Apresentando uma nova técnica de identificação biométrica, a Intel Labs demonstrou como eliminar senhas ao mesmo tempo em que torna mais seguro o acesso a serviços baseados em nuvem. O WiGig, o mais novo padrão WiFi, reduzirá dramaticamente o números de fios e habilitará docas e monitores completamente sem fios. Novas tecnologias e colaborações com Verizon, China Mobile e Cisco melhoram a eficiência do sistema ao mesmo tempo em que melhoram a experiência geral do usuário.

San Francisco, Califórnia – Em seu discurso de hoje no Intel Developer Forum, Justin Rattner, Chefe do Departamento de Tecnologia da Intel, disse: “No futuro, se algo tem a capacidade processar informações, estará conectado à rede. Dos mais simples sensores embarcados aos mais avançados data centers em nuvem, estamos olhando para tecnologias que permitirão que todos eles se conectem sem fios”.

Rattner demonstrou pela primeira vez um radio WiFI totalmente digital em funcionamento, apelidado de “Rádio da Lei de Moore”. O CTO explicou que um rádio totalmente digital segue a Lei de Moore ao escalar em área e eficiência no consumo de energia com os processos digitais de chip e a mais nova tecnologia tri-gate de 22nm da Intel. Designs system-on-chip para smartphones e tablets seriam os segmentos mais prováveis para os rádios totalmente digitais serem integrados. O tamanho reduzido e o menor custo dos rádios digitais integrados permitirão uma série de novas aplicações, de dispositivos portáteis à “Internet das Coisas”, onde os dispositivos, como eletrodomésticos com sensores, poderão se comunicar entre si, trocando dados e podendo ser operados remotamente.

Rattner prosseguiu descrevendo um padrão wireless de próxima geração chamado WiGig que opera com comprimentos de onda de milímetros no espectro de rádio e oferece larguras de banda muito acima de 5 gigabits por segundo. A padrão WiGig é um esforço de toda a indústria para consolidar inúmeras tecnologias wireless proprietárias de 60 GHz do atual padrão WiFi.

“O WiGig é tão rápido que permitirá que você use uma doca sem fio com o seu Ultrabook™, tablet ou smartphone habilitado”, disse Rattner. “Até mesmo diversos monitores podem usar a doca ao mesmo tempo”.

Oferecendo conveniência e melhorando a duração da bateria para dispositivos conectados à nuvem - Os usuários adoram receber emails e atualizações das redes sociais enquanto seus dispositivos estão em modo de descanso. Para oferecer essa capacidade sempre conectada e sempre ligada para a plataforma do Ultrabook™, a tecnologia Intel® Smart Connect atualmente desperta o Ultrabook™ apenas durante o tempo suficiente para receber os pacotes de dados e, em seguida, o manda de volta para o modo de espera a fim de garantir a longa duração da bateria.

Demonstrando como os benefícios da tecnologia Smart Connect podem ser ampliados para incluir a operação ativa para a transferência de arquivo e a transmissão de vídeo, Rattner demonstrou o “Spring Meadow”, que gerencia a comunicação entre a nuvem e o dispositivo de forma mais inteligente. Ao pré-processar o tráfego de entrada da rede e gerenciar proativamente o fluxo do tráfego, o “Spring Meadow” usa de forma mais eficiente o processador, permitindo que ele permaneça em um estado de baixo consumo de energia por mais tempo sem afetar o desempenho do sistema.

Eliminando senhas e melhorando a segurança - As senhas continuam sendo a maneira comum e conveniente de proteger o acesso a informações valiosas ou sensíveis. Em um esforço para eliminar a necessidade por senhas, o Intel Labs desenvolveu um esquema de substituição chamado de Tecnologia de Autenticação Baseada no Cliente. Ela não apenas substitui as senhas, mas também simplifica e acelera dramaticamente o processo de acessar contas bancárias, armazenar portfólios e outras informações pessoais hospedadas na nuvem.

A tecnologia permite que o usuário faça a autenticação uma única vez para o dispositivo físico, como um Ultrabook™ ou smartphone, usando um sensor biométrico para então permitir que o dispositivo se autentique automaticamente em um ou mais serviços de nuvem. Após a leitura dos padrões únicos das veias da palma da mão de uma pessoa, o usuário é levado diretamente para sua conta bancária, página de rede social ou qualquer tipo de serviço seguro. Isso também fornece capacidade de monitoramento de presença que bloqueia o dispositivo e o serviço de conexão seguro quando o usuário abaixa seu dispositivo. Uma nova verificação biométrica desbloqueia a plataforma e imediatamente restaura as conexões anteriores com serviços seguros. Todo o processo é transparente, fácil de usar e mais seguro.

Redes de acesso de rádio baseadas em nuvem e o futuro da banda larga wireless -Rattner recebeu no palco a companhia do Dr. Chih-Lin I, cientista-chefe do Instituto de Pesquisa Móvel da China em Pequim, para discutir a colaboração entre o Intel Labs e a China Mobile para projetar e criar um protótipo de uma Rede de Acesso de Rádio na Nuvem (C-RAN, na sigla em inglês). A C-Ran é uma alternativa à RAN tradicional, que é a base para a comunicação dos celulares modernos. Ao invés de simplesmente mover o hardware proprietário da estação base para o data cener, ele é substituído por servidores da Intel baseados no padrão, rodando em aplicativos de rádio definidos por software. O Dr. I explicou que a tecnologia RAN reduzirá drasticamente tanto as despesas operacionais, quanto as de capital, para os fornecedores de serviços wireless, ao mesmo tempo e que proporciona níveis superiores de serviços wireless para os usuários, com menos ligações interrompidas durante os períodos de pico da demanda.

Rattner descreveu outra área de pesquisa, chamada Video Aware Wireless Network (VAWN), onde os prestadores de serviços e usuários finais se beneficiarão da mais recente pesquisa wireless. A VAWN é o foco de um programa conjunto de pesquisa acadêmica patrocinado por Intel, Cisco e Verizon. Como o tráfego de vídeo móvel deve crescer significativamente ao longo dos próximos cinco anos, de acordo com o Cisco Visual Networking Index, as redes sem fios poderiam ser restringidas e a qualidade do vídeo limitada, sem inovações. A VAWN visa aumentar a capacidade de transmissão de vídeo das redes wireless ao mesmo tempo em que melhora a experiência de reprodução, otimizando o desempenho da rede em uma base ponto a ponto.

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira