Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2007 - 10:18

Nuzman entra para o Hall da Fama do Vôlei


Brasileiro é o primeiro dirigente do vôlei mundial a integrar o Hall.

O esporte brasileiro ganhou mais um integrante no Hall da Fama do Vôlei. Em evento realizado na noite do dia 11 de outubro, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e ex-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Carlos Arthur Nuzman, se tornou o primeiro dirigente a integrar o Hall mundial da modalidade. A cerimônia aconteceu na cidade de Holyoke, Massachusetts, EUA, cidade na qual o vôlei foi criado em 1895 e que abriga a história desse esporte. Outros dois brasileiros já integravam o Hall da Fama do Vôlei: Bernard Rajzman, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-84, e Jackie Silva, medalha de ouro no vôlei de praia em Atlanta-96.

Nuzman foi escolhido para o Hall da Fama pelo trabalho desenvolvido no vôlei brasileiro entre 1975 e 1996, e pela transformação do vôlei de praia em modalidade olímpica, a partir de Atlanta 96. Como presidente da CBV, Carlos Arthur Nuzman fez do vôlei o segundo esporte mais popular do país, só perdendo para o futebol. A partir da introdução em 1975 de uma gestão profissional no vôlei brasileiro, Nuzman comandou uma era de vitórias para a modalidade. Sob sua gestão, a Seleção Masculina foi campeã olímpica em Barcelona (1992), vice-campeã olímpica em Los Angeles (84), campeã da Liga Mundial (93), campeã mundial juvenil (89) e tricampeã mundial infanto-juvenil (89/91/93). Já a Seleção Feminina foi vice-campeã mundial (94), medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta (96), campeã do Grand Prix (95) e bicampeã mundial juvenil (87/89).

O dirigente também foi responsável por organizar no Brasil eventos internacionais, como os Campeonatos Mundiais de Voleibol em 1990 (masculino) e 1994 (feminino), a fase final da Liga Mundial em 1993 e o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, entre 1987 e 1995, e criou a Liga Nacional de Vôlei, em 1988. Ainda como presidente da CBV, Nuzman foi o principal responsável pela aprovação do uso da propaganda nos uniformes de competição das equipes, em uma sessão história do Conselho nacional de Desportos, em 1981, medida esta que revolucionou o esporte brasileiro.

Como membro da Federação Internacional de Volley-Ball, Nuzman criou o Circuito Mundial de Vôlei de Praia e conseguiu, em 1993, que a modalidade passasse a integrar o Programa dos Jogos Olímpicos. Ainda sob sua presidência na CBV, concomitante à presidência do Comitê Olímpico Brasileiro, o dirigente viu a conquista da primeira medalha de ouro olímpica feminina do Brasil, com a dupla Jackie Silva e Sandra Pires, que na final dos Jogos Olímpicos de Atlanta 96 venceu as também brasileiras Mônica Rodrigues e Adriana Samuel.

Para Nuzman, sua entrada no Hall da Fama do Vôlei é um reconhecimento à sua trajetória como dirigente esportivo. "Estou muito emocionado, pois é um reconhecimento à uma vida inteira minha dedicada ao voleibol. Sinto-me profundamente orgulhoso de estar ao lado de atletas e técnicos que fizeram a história do voleibol. Porém, minha maior satisfação é ver o estágio que voleibol brasileiro atingiu, a quantidade de títulos que vem conquistando ao longo da história e o exemplo que se tornou para o Brasil e o mundo", afirmou Nuzman.

Além de Nuzman, que entrou para o Hall da Fama do Vôlei na categoria líder, outras cinco personalidades do vôlei entraram para o Hall: Categoria Atleta – Bob Ctvrtlik (EUA), Andrea Gardini (Itália) e Dimitar Zlatanov (Bulgária) | Categoria Atleta de Vôlei de Praia – Kerri Pottharst (Austrália) | Categoria Técnico – Yuan Weimin (China) ||| www.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira