Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2012 - 07:36

Arquiteta Letícia Ximenes dá dicas de decoração floral para a primavera


Deixe a casa mais alegre com estampas florais.

Que tal entrar no clima da estação e renovar também a sua casa? A arquiteta Letícia Ximenes dá algumas dicas garantindo beleza e delicadeza a quartos, salas, criando ambientes mais confortáveis e elegantes.

Segundo a arquiteta Letícia Ximenes, as peças e ambientes que são mais usados na decoração floral atualmente é muito utilizado em quartos e sala para dar um chame, delicadeza e aconchego que eles exigem. Ele fica bem bonito e dá uma sofisticação em almofadas, poltronas, colchas, chalés de cortinas, ou um tecido colado na parede. Usa-se bastante também em cúpulas de abajur e lustres. Para a arquiteta é preciso tomar cuidado ao colocá-lo em peças muito grandes, pois a peça irá sobressair no ambiente, se optar por peças grandes, escolher uma estampa mais destonada e abusar no colorido do floral em almofadas e objetos menores.

O floral é bem vindo o ano inteiro e não somente na época da primavera, ele pode fazer parte da decoração de base da casa, porém na primavera podemos complementá-lo com almofadas bem alegres, por exemplo, para dar um ar de primavera e poder trocar as capas de almofada conforme as estações. Para fazer parte da decoração de base da casa (chamado de base, pois seria o que é mais difícil ser modificado com frequência). A arquiteta aconselha um floral que case bem com a decoração do resto e deve ser aplicado em pontos que queira dar destaque. Outra informação importante é ele ter tons na estampa que possa combinar com cores que goste e ir compondo o ambiente com outras estampas.

De acordo com a Letícia Ximenes, pode misturar o floral com outras estampas, num sofá, por exemplo, pode-se usar almofadas florais e listradas. Atualmente não tem mais regra para tipos de estampa, pode-se brincar a vontade. Fica mais interessante se fizer a composição com diferentes tonalidades para ficar mais dinâmico, porém obedecendo aos tons do floral, ou tons que combinem com ele. Exemplo, pode-se usar almofadas florais e listradas.

Existe um limite de peças florais num mesmo ambiente, pode abusar do floral em detalhes, mas em peças ou extensões grandes, tentar trabalhar com uma estampa mais destonada, ou tons pastéis, ou tom sobre tom o que fica super chique e menos cansativo, mas isso não impede de ter esse floral destonado nas grandes áreas e um mais alegre nos objetos menores para dar vida.

Segundo a arquiteta Letícia Ximenes, se a pessoa quiser investir no floral apenas para a primavera verão, dá para decorar sem muitos gastos e mudar no inverno. Capa de almofada é uma excelente pedida, pois é muito fácil de trocar e guardar, além de mudar o visual do ambiente gastando pouco. E no quarto, dá até para manter a colcha, somente em mudar capas de travesseiro, capas de almofada e peseira de cama, só isso já mudo o quarto. É legal também a colcha dupla face, ou capa para edredom dupla face, ai pode ser um lado liso e o outro estampado.

De acordo com a arquiteta Letícia Ximenes, é importante escolher estampas que não tenham uma proporção adequada com a peça. Por exemplo: escolher um floral enorme para uma poltrona pequena, ou almofada, pois o desenho fica cortado e acaba ficando esquisito. “Escolha uma estampa que dê para centralizar na peça que você queira colocar e que olhe e o tamanho fique legal e proporcional com o tamanho da peça. As estampas maiores têm mais destaque e as menores ficam mais homogêneas, e lembrar que as estampas maiores aumentam”, afirma Letícia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira