Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2012 - 06:23

Pré-sal oferece perspectiva de novas parcerias para a Nuclep

O primeiro passo para futuras e grandes parcerias. Assim pode ser definida a visita dos técnicos do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), o maior da América Latina, à Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) a fim de buscar projetos que possam ser desenvolvidos em parceria, principalmente com o advento do pré-sal. Essa foi a primeira vez que as duas equipes se uniram em Itaguaí a fim de explorar as possibilidades em virtude da excelência do parque industrial e sua logística.

Para o assessor da presidência da Nuclep, Paulo César Cardoso, depois de uma série de reuniões, esse foi um momento importante, já que se discutiu não apenas as perspectivas, mas começaram a se delinear caminhos que poderão chegar a projetos num futuro próximo. A presença do assessor da Petrobras para Conteúdo Local, Paulo Sérgio Alonso, coordenando a visita, deixou claro que o pensamento é encontrar meios de garantir cada vez mais o conteúdo nacional nos equipamentos.

- Já fizemos algumas reuniões e esse é um momento importante, quando os técnicos poderão conhecer melhor as nossas possibilidades. Isso ajudará a desenhar projetos que possam unir as duas empresas e garantir a ampliação da participação nacional nos novos equipamentos que serão necessários nas próximas décadas – frisou Cardoso.

Após a palestra do diretor industrial, Liberal Zanelatto, sobre as capacidades da Nuclep, mostrando que, além de equipamentos, a empresa já fez os cascos semissubmersíveis de plataformas, Alonso garantiu que há boas perspectivas de parcerias. Durante a visita à fábrica eles identificaram áreas que podem desenvolver projetos e pesquisas para o desafio do pré-sal, onde as oportunidades serão crescentes. O diretor mostrou os equipamentos únicos existentes no parque industrial e sinalizou que há inúmeras áreas que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades da empresa.

- Somos um centro de excelência e estamos sempre abertos a novos projetos, ainda mais com a Petrobras, que é símbolo da qualidade brasileira em todo o mundo. Vamos conversar e achar os caminhos que nos levem a um mesmo objetivo, através de parcerias que reforcem a presença da qualidade nacional em todos os equipamentos – reafirmou Liberal.

Alonso ressaltou que esse é um momento importante para o Brasil, com a necessidade de se estimular a pesquisa nacional em diversas áreas, desde materiais a processos de construção de equipamentos. O próximo passo é descobrir a melhor forma de criar essas parcerias, já que se aproxima o tempo para o início da exploração do pré-sal, que deverá ser um dos principais temas abordados durante a Feira Rio Oil & Gas, que acontece até o dia 20 de setembro (quinta-feira), no Riocentro, na Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira