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19/09/2012 - 06:41

OSX constrói para a Petrobras


(esq./dir.) João Borges Ferreira Neto, diretor financeiro e de relações com investidores, Carlos Eduardo Sardenberg Bellot, diretor-presidente, diretor de operações e diretor de engenharia, afretamento e desenvolvimento e Danilo Souza Baptista, diretor de construção naval

A OSX é a empresa do Grupo EBX que atua na indústria naval e offshore, oferecendo soluções integradas em construção naval, fretamento e serviços de Operação & Manutenção.

A OSX foi constituída para suprir a crescente demanda da indústria por unidades offshore e soluções de serviços integrados. A OSX tem em vista o importante potencial do mercado brasileiro, com investimentos já anunciados em mais de US$ 14 bilhões e expectativa de aumento dos recursos de óleo e gás para 100 bilhões de barris de óleo equivalente (boe). Outro fator vislumbrado é o requerimento da ANP (Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis) para garantir percentuais de conteúdo local nas concessões de operações do setor.

As obras da Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu), no Complexo Industrial do Superporto do Açu, em São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro, foram iniciadas em julho de 2011 e seguem no ritmo previsto, para início de operação no primeiro trimestre de 2013 e conclusão em 2014. A terraplanagem já está concluída e, no momento, as obras se encontram na fase de fundações e montagem das estruturas metálicas dos edifícios industriais e construção do canal de acesso. Entre as vantagens competitivas da localização do empreendimento estão: a proximidade com grandes siderúrgicas, termelétricas e com a Bacia de Campos – responsável por cerca de 80% da produção brasileira de petróleo –, a apenas 150 km.

De acordo com os diretores da empresa em entrevista coletiva à imprensa no dia 17 de setembro (segunda-feira), a OSX mantém a estratégia de expansão e diversificação de sua clientela. Atualmente, a empresa está gerindo uma carteira de 23 unidades navais para a indústria brasileira de petróleo e gás, entre FPSOs, WHPs, PLSV, navios tanque MR, para os clientes Petrobras, OGX, Kingfish e Sapura.

O FPSO OSX-1, primeira unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo e gás a integrar a frota da OSX, obteve eficiência operacional média em torno de 99%, nos cinco primeiros meses de operação. Essa média representa um resultado inédito na fase inicial de uma produção offshore. A unidade atualmente se encontra conectada a dois poços produtores no campo de Tubarão Azul da OGX, na Bacia de Campos (RJ). O OSX-1 concluiu o segundo o ffloading, equivalente a 800 mil barris de óleo, para a OGX.

O compromisso da empresa com a saúde e segurança dos colaboradores e com o meio ambiente, assim como a utilização de tecnologia de ponta e eficiência operacional são as características primordiais da OSX.

OSX Construção Naval - A UCN Açu será o maior estaleiro das Américas com uma área total de 3.200.000 m2. O estaleiro da OSX contempla a possibilidade de integrar até 11 FPSOs e de construir oito plataformas fixas (WHPs) simultaneamente. A capacidade de processamento de aço é de 180.000 toneladas por ano, expansíveis até 400.000 toneladas por ano, e de integração de 220.000 toneladas por ano.

O estaleiro da OSX terá um dique seco de 480 metros de comprimento, 130 metros de largura e calado de 11 metros de profundidade, com capacidade para 2 FPSOs e 1 navio-sonda. A frente de cais será de até 3.525 metros. O foco da OSX Construção Naval são embarcações de alto valor agregado, contemplando o processo, produção, montagem e integração de cascos, assim como a fabricação de módulos topside, para unidades offshore como: unidades de produção armazenamento e transferência de óleo e gás (FPSO), plataformas de produção fixas (WHPs) e flutuantes (TLWPs), navios-sonda, navios-tanque, navio lançador de linhas submarinas flexíveis (PLSV), com ênfase em eficiência operacional e tecnologia de ponta.

O Goliath, um dos maiores guindastes navais das Américas, será instalado no empreendimento. Este guindaste terá 125 metros de altura (equivalente a um prédio acima de 40 andares), 186 metros de distância entre os pilares (duas vezes o comprimento do campo de futebol do Maracanã), e capacidade para 1,6 mil toneladas (o que corresponde ao peso de 2 mil carros populares).

Em junho de 2012, a OSX Construção Naval contratou com os agentes financeiros BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e CEF - Caixa Econômica Federal o financiamento com repasse de recursos do Fundo de Marinha Mercante (“FMM”), no valor aproximado de R$ 1,35 bilhão cada, totalizando cerca de R$ 2,7 bilhões. Esta é a mais importante linha de crédito para a Indústria Naval Brasileira e esse financiamento de R$ 2,7 bilhões destina-se à implantação da UCN Açu, o maior estaleiro das Américas.

Parceria estratégica com a Hyundai Heavy Industries - A UCN Açu é um estaleiro de 5ª geração, construído e a ser operado com tecnologia oriunda da sócia coreana Hyundai Heavy Industries (“HHI”), líder mundial em construção naval. Nesses quase três anos da parceria estratégica existente entre a OSX e a Hyundai, a HHI vem contribuindo com seus mais de 40 anos de experiência em construção naval, visando propiciar à OSX níveis de produtividade asiática, com a implantação de processos eficientes na construção e operação da UCN Açu.

A Companhia atualmente conta com oito colaboradores da Hyundai no Rio de Janeiro, auxiliando em consultas técnicas sobre o desenho construtivo da UCN Açu e na interface com a equipe da HHI na Coréia, dedicada à conclusão dos manuais operacionais e aos preparativos para o treinamento da equipe da UCN Açu no estaleiro coreano da HHI.

A parceria da OSX com a HHI inclui também a adoção de projetos de engenharia de unidades marítimas já construídas pela Hyundai em suas instalações coreanas (“as-built design”), e a assistência técnica da HHI durante a construção de tais unidades. A OSX contratou o fornecimento de equipamentos adicionais para a UCN Açu com a Hyundai, tais como o sistema de pré-tratamento de chapas para prover proteção às superfícies das chapas durante o processo de fabricação; as prensas e calandras para construção de elementos tubulares e conformação de superfícies curvas; e a linha de panelização para fabricação de componentes (painéis) que formarão os blocos de cascos de embarcações.

Fundada em 1972, a Hyundai detém 10% do mercado mundial de construção naval. A HHI já entregou acima de 1.600 embarcações para mais de 250 armadores em 47 países. Sua divisão offshore já completou cerca de 170 projetos, incluindo 100 projetos turnkey, para mais de 30 empresas de óleo e gás.

OSX Leasing - A OSX Leasing freta unidades offshore para empresas do setor de óleo e gás. A empresa foca em contratos de fornecimento de longo prazo.

O FPSO OSX-1 está fretado à OGX por 20 anos e no dia 31 de janeiro de 2012 iniciou a produção do seu primeiro óleo. A primeira unidade de produção da frota da OSX tem 271 metros de comprimento, capacidade de produção de até 60.000 barris de óleo por dia e pode estocar até 900.000 barris.

A OSX já assinou o contrato com a empresa SBM Offshore e obteve US$ 850 milhões de financiamento para a construção do FPSO OSX-2. A construção do navio, turret e módulos do topside estão em andamento no estaleiro da Keppel (Cingapura), com entrega prevista para o 3º trimestre de 2013.

Para a construção do FPSO OSX-3, a OSX captou US$ 500 milhões no mercado internacional, mediante a emissão de títulos de dívida, Senior Secured Bonds. A conversão e construção do casco estão em andamento no estaleiro Jurong (Cingapura) com última docagem seca do navio iniciada. O FPSO OSX-3 terá capacidade produtiva de 100.000 bopd, e de armazenamento de até 1.300.000 bbls.

Os navios “Gemini Star” e “Suhail Star”, ambos do tipo VLCC (Very Large Crude Carrier), destinam-se a utilização na conversão dos cascos dos FPSOs OSX-4 e OSX-5, cujo Projeto Conceitual, FEED (Front End Enginnering Development), e Projeto de Detalhamento das Plantas de Processo, seguem o Conceito OSX FLEX.

Para as plataformas fixas WHP-1 e WHP-2, a OSX contratou a Techint para a Engenharia, Suprimento, Construção e Montagem (EPC). Essas plataformas serão fretadas e operadas pela OSX a OGX, na Bacia de Campos, sendo a WHP-1 associada ao FPSO OSX-2 e a WHP-2 ao FPSO OSX-3.

Já as plataformas fixas WHP-4 e WHP-5 foram encomendadas pela OGX para serem fretadas e operadas, sendo a WHP-3 associada ao FPSO OSX-4 e a WHP-4 ao FPSO OSX-5.

Em março deste ano, a OSX fechou contrato com dois novos clientes ampliando sua carteira de encomendas firmes. Para a Sapura, a OSX irá construir um navio lançador de linha (PLSV - Pipe-Laying Support Vessel), no valor aproximado de US$ 263 milhões. Um navio PLSV destina-se ao lançamento e instalação no fundo do mar de linhas submarinas flexíveis. Já a Kingfish encomendou 11 navios-tanque do tipo MR – Medium Range, de 45.000 TPB (Toneladas de Porte Bruto), destinados ao transporte de petróleo e produtos claros. Essas embarcações serão fretadas pela Kingfish à Petrobras.

O valor total aproximado desse contrato de construção entre Kingfish e OSX é de US$ 732 milhões, com entregas previstas para ocorrer até 2017. A OSX assinou contrato com a Petrobras, para a integração dos FPSOs P-67 e P-70, para a produção do pré-sal brasileiro, na Bacia de Santos. Ainda há a opção de contratação para integrar uma terceira unidade. O contrato de valor superior a US$ 900 milhões será realizado em consórcio com a Mendes Júnior.

As integrações incluem a construção de diversos módulos, têm prazo de entrega no estaleiro de aproximadamente 49 meses, para a P-67, e 60 meses, para a P-70.

OSX Serviços Operacionais - A OSX Serviços faz a operação e manutenção das unidades fretadas, com soluções completas para os clientes.

Em julho de 2012, a OSX Serviços, operadora do FPSO OSX-1 e das futuras demais unidades da frota da OSX, recebeu Certificados de Registro emitidos pela BSI Brasil, afiliada do The British Standards Institution, certificando que a OSX Serviços Operacionais opera de acordo com: Sistema de Gestão da Qualidade conforme os requisitos da ISO 9001:2008; Sistema de Gestão Ambiental em conformidade com os requisitos da norma ISO 14001:2004; e Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional conforme os requisitos da BS OHSAS 18001:2007.

A OSX obteve eficiência operacional média de 98,5%, nos cinco primeiros meses da entrada em operação do FPSO OSX-1. Realizou com sucesso duas operações de offloading (transferência do óleo da FPSO para um navio tanque), atingindo mais de 1 milhão de barris produzidos. Foi feita ainda a conexão e entrada em operação do segundo poço produtor da OGX (OGX- 68HP).

A OSX contratou cerca de 100 operadores aprendizes que estão sendo treinados para tripular as unidades de produção OSX-2 e OSX-3, atualmente em construção em Cingapura, e as plataformas fixas WHP-1 e WHP-2, em construção no Paraná. Com apoio do Instituto Tecnológico Naval – ITN esses aprendizes irão contar com cerca de 2000 horas de aulas teóricas específicas em instituições de ensino especializadas, e poderão colocar em prática o ensinamento adquirido com embarques revezados no FPSO OSX-1. Esse efetivo será cerca de 40% do pessoal embarcado nessas unidades offshore, onde irão adquirir conhecimento com profissionais de longa experiência.

Instituto Tecnológico Naval (ITN) - Com o objetivo de desenvolver pesquisas, promover projetos e patrocinar iniciativas voltadas para o desenvolvimento e inovação tecnológica, a OSX concebeu e implementa o Instituto Tecnológico Naval – ITN, que será desenvolvido em de quatro etapas. Em sua primeira fase de desenvolvimento, o ITN está treinando e capacitando profissionais dedicados às carreiras que compõem as equipes da Unidade de Construção Naval (UCN) e da OSX Serviços. O convênio firmado com a FIRJAN, por meio do Senai-RJ, viabilizará a capacitação de 3,1 mil profissionais em 2012/2013. A iniciativa representa a primeira parceria firmada pelo ITN e conta com investimento de cerca de R$ 13 milhões para a formação de mão de obra qualificada para o empreendimento.

O Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval do Senai do Rio, em parceria com o ITN - Instituto Tecnológico Naval, com o patrocínio da OSX, teve mais de 19 mil interessados de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e cidades próximas, em concorrer as 3100 vagas disponíveis. As aulas inaugurais das primeiras turmas dos cursos de São João da Barra e Campos dos Goytacazes foram realizadas nos dias 20 e 21 de junho.

Nesse primeiro momento, 880 alunos foram convocados para a qualificação. São 23 cursos gratuitos em Metal-Mecânica, Eletricidade, Metalurgia, Automação/Instrumentação, Petróleo, Operação Automotiva, Construção Civil e Gestão. Outra curiosidade é que dos 14 mil aprovados quase 50% são mulheres. As primeiras 21 turmas, distribuídas em nove cursos diferentes, iniciaram as aulas no dia 25 de junho, algumas têm previsão de formatura em setembro. Já os próximos cursos começam em agosto.

O processo seletivo foi composto de três etapas. Os cursos do Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval serão gratuitos e os candidatos selecionados receberão uma bolsa auxílio.

Já a segunda fase de implantação do ITN contempla ações de treinamento, assistência técnica e supervisão da operação, em parceria com a Hyundai (40 especialistas baseados no Brasil durante cinco anos); 80 colaboradores da UCN Açu em treinamento no estaleiro Hyundai em Ulsan, Coréia do Sul; Implantação do ITN na UCN Açu, com área aprox. de 1.800 m2; Instalações para oficinas, laboratórios, salas de aula, auditório e biblioteca; Implantação de sistemas de operações de unidades offshore.

A terceira fase tem como meta identificar fornecedores com potencial de desenvolvimento de novos materiais, equipamentos e metodologia de trabalho inovadores, focados na demanda da OSX. Na quarta fase, o ITN estabelecerá parcerias com instituições acadêmicas e de pesquisa, brasileiras e internacionais, orientadas para o desenvolvimento e assimilação de novas tecnologias.

.[Estande N29, Pavilhão 3 do, Riocentro: Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca |www.riooilgas.com.br].

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