Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2012 - 06:54

Abiquim pede empenho na Abordagem Estratégica para o Gerenciamento de Produtos Químicos durante Conferência Global

A III Conferência Internacional sobre Gestão de Substâncias Químicas (ICCM-3), que acontece entre 17 e 21 de setembro (segunda a sexta-feira), em Nairobi, no Quênia, visa adotar medidas para reforçar a Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM), a fim de melhorar e aprimorar a gestão de produtos químicos mundialmente.

O objetivo do SAICM é assegurar que, até 2020, produtos químicos serão produzidos e utilizados de forma a minimizar os impactos adversos na saúde humana e no meio ambiente. A ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) faz eco às solicitações de líderes mundiais durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em Junho (Rio+20), buscando implementar e fortalecer o SAICM como parte de um sistema robusto para o gerenciamento de produtos químicos ao longo de seu ciclo de vida.

“Hoje, a indústria química enfrenta a tarefa de impulsionar a inovação de forma a desenvolver novos produtos e aplicações que resolvam problemas mundiais e que permitam um futuro mais sustentável, além de proporcionar a segurança e proteção da saúde humana e do meio-ambiente”, diz Fernando Figueiredo, Presidente-Executivo da Abiquim. “Por meio de nossas iniciativas voluntárias como a Carta Global do Atuação Responsável e a Estratégia Global de Produtos (GPS), a Abiquim está pronta para trabalhar com líderes mundiais para fortalecer o SAICM“.

Desde que as Nações Unidas lançaram o SAICM, o ICCA tem realizado uma série de atividades de forma a apoiar a implementação do programa, incluindo: . Fornecimento de apoio técnico para empresas associadas que estão trabalhando de forma ativa para construir processos de gerenciamento de risco e harmonizá-los com padrões internacionais, incluindo o estabelecimento de princípios de boas práticas para o desenvolvimento de informação sobre perigo e exposição para que se avalie de forma correta a segurança de produtos químicos na comercialização.

Representantes da Abiquim participam ativamente do ICCM-3, de 17 a 21 de setembro. O evento irá destacar a importância de parcerias entre o governo, organizações intergovernamentais, ONGs e a indústria de forma a fortalecer o SAICM e compartilhar exemplos de capacitação nas várias partes do mundo.

“Por meio dos compromissos que temos feitos nos termos do Atuação Responsável e da Estratégia Global de Produtos (GPS), e nossas atividades de capacitação e parcerias com outros atores, estamos trabalhando para aprimorar o gerenciamento de produtos químicos em todos os níveis”, reforça Nícia Mourão, gerente de Assuntos Regulatórios e Meio Ambiente da ABIQUIM.

Abiquim-a Associação Brasileira da Indústria Química – ABIQUIM ­– fundada em 1964 reúne as indústrias químicas de grande, médio e pequeno porte, bem como prestadores de serviços ao setor nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A entidade representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos. A ABIQUIM é responsável pela coordenação, em nível nacional, do Programa Atuação Responsável® e pela operação do Pró-Química®, além de administrar o CB 10 - Comitê Brasileiro de Normas Técnicas, da ABNT, para a área química.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira