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Pit Bull invade E.U.A


O best-seller brasileiro “O vendedor Pit Bull”, escrito por Luis Paulo Luppa, vendeu 100 mil exemplares no Brasil e está na 12º edição. A partir de outubro, esse sucesso invade o concorrido e experiente mercado americano. O especialista em treinamento de vendas e autor de outros quatro livros começou do zero, como vendedor viajante. Agora, porém, o sonho se tornou realidade e ele já pode se considerar o primeiro brasileiro a lançar um livro de vendas na terra do ‘Tio Sam”.

Imagine um brasileiro fabricando macarrão na Itália ou perfume na França.

Os Estados Unidos, onde estão os maiores especialistas em vendas do mundo, onde surgem os conceitos e caminhos para o sucesso na área, onde os grandes palestrantes realizam turnês ensinando a receita para ser um vendedor de resultados, agora abre as portas para um brasileiro; o único que conseguiu espaço num mercado de sonho e acima de tudo, de concorrência muito acirrada. E tudo isso partiu de um convite de uma editora americana, que se encantou com o teor do livro “O Vendedor Pit Bull”, escrito por Luis Paulo Luppa, e irá lançá-lo em solo norte americano em outubro próximo.

Diante de uma realidade tão concorrida, vem a pergunta: qual a receita de sucesso para que o livro “O Vendedor Pit Bull” alcançasse o topo? Como um livro que fala de vendas, diante de tantos outros que existem no Brasil, conseguiu espaço no mercado americano, que é ‘mestre’ no assunto?

Luis Paulo Luppa, que começou a escrever o Pit Bull numa ponte aérea Rio-São Paulo, passando por Portugal e Alemanha, finalizado em sua casa, na capital paulista, acredita que a fórmula do sucesso foi a linguagem utilizada e a forma como tratou assuntos do dia-a-dia de um vendedor. “O livro é direto e prático, resultado de experiências reais, vividas nas ruas, visitando cliente a cliente. Ele fala diretamente com quem está na área e ao mesmo tempo com o empresário, que precisa saber que a sua equipe de vendas é a única capaz de manter a empresa funcionando”, explica.

A realidade das ruas está bastante retratada na obra. Assim como os perfis de compradores e a forma como o vendedor precisa analisá-los para conseguir efetuar a venda. Luppa utiliza ainda algumas metáforas de motivação e foge das teorias. “O livro é prático e realista. Mostra as dificuldades que deverão ser vencidas, a forma como o vendedor deve se deter à filosofia do produto e orientar o cliente, e até ensina como deve ser a organização diária e o relatório de avaliação das atividades”. Aborda ainda questões referentes à liderança e a importância de traçar metas; fala sobre a criatividade na hora de vender e cita alguns comportamentos que não podem ser deixados de lado, como: ser modesto, educado, compreensível e habilidoso. Relaciona os principais defeitos de um vendedor e cita as virtudes, as características que fazem a diferença entre um vendedor comum e um vendedor de resultados.

“Ganhar o mercado dos Estados Unidos é algo muito especial, pois normalmente são os americanos que vêm ao Brasil ensinar as lições de venda. Eles lançam livros, participam de convenções e palestras, visitam empresas. Quando recebi o convite para lançar o Pit Bull lá, fiquei lisonjeado. É como se todos esses anos de trabalho e a experiência acumulada, me recompensassem com o prêmio máximo”, comenta.

Filho de um renomado advogado no Rio de Janeiro, Luppa acabou seguindo a mesma carreira do pai e depois de formado, quando começou a vivenciar o dia-a-dia da profissão, percebeu que aquilo não era para ele. Três meses depois de trabalhar no escritório, decidiu recomeçar a vida por um caminho nada convencional: queria ser vendedor. Começou numa loja de perfumes de um shopping do Rio de Janeiro e chegou a diretor-presidente de multinacional, mas se manteve sempre próximo à área de vendas.

Hoje, sócio da Editora Landscape, palestrante e autor de cinco livros, garante com convicção que a área mais importante de uma empresa é a de vendas – mais até do que a presidência.

“Quando eu comecei como vendedor viajante, passava 45 dias fora de casa, vendendo produtos de artes gráficas no Brasil inteiro, batendo de gráfica em gráfica. Nessa empresa eu cresci e cheguei e gerente internacional de vendas. Foi uma faculdade para mim”, analisa. “O que eu sempre busco nas minhas palestras e livros é transmitir essa sensação de que vencer é possível e de que não deve existir nenhum tipo de preconceito com relação à atividade de vendedor, pois hoje, mais do que nunca, somente quem sabe vender bem consegue crescer e atingir boas metas profissionais”.

A experiência e vitória na profissão escolhida lhe faz acreditar que todo aquele que se dedica com afinco e amor ao trabalho, pode vencer as barreiras e chegar ao topo.

O Pit Bull tupi-guarani agora fala inglês!

E tudo aconteceu na cidade de Denver, na segunda quinzena de julho de 2006. Luppa esteve participando da CBA Show, uma das maiores feiras de livros do mundo. Algumas editoras se interessaram pela aquisição dos direitos autorais do Pit Bull para publicação nos Estados Unidos, mas a escolha foi uma parceria com a empresa americana Vida Books, que em conjunto com a Landscape, será detentora de todos os direitos da obra em língua inglesa. O livro chega às livrarias de todos os estados americanos na primeira metade de outubro de 2006.

O “Vendedor Pit Bull” já está em Portugal e a partir de setembro, será lançado na Argentina, seguido logo após por Chile, Venezuela, México, Uruguai e Espanha. Em outubro é a vez dos Estados Unidos.

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