Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2007 - 10:39

Rio de Janeiro abriga a mais moderna Central de Água Gelada da América do Sul

Centro Empresarial Rio recebe investimento de R$3,3 milhões e oferece baixo gasto energético.

Acaba de ser assinado um contrato que entrará para a história do mercado de facility management. Uma parceria entre seis empresas viabiliza a nova CAG – Central de Água Gelada do Centro Empresarial Rio (CER), localizada na Praia de Botafogo, 228, no Rio de Janeiro. A central de água contará com quatro novos equipamentos, sendo dois de tecnologia de ponta. O investimento total no projeto foi de R$ 3,33 milhões. O objetivo da nova central é disponibilizar aos condôminos um sistema eficiente, de maior qualidade, baixo gasto energético e dentro da demanda sustentável mundial.

O projeto, o fornecimento, a instalação e a operação ficam a cargo das empresas Springer Carrier, DW Engenharia, Airmix e Mark Building, respectivamente. Além de envolver também o ABN AMRO/ Banco Real e a Light.

Um equipamento que está sendo instalado pela primeira vez na América Latina é o resfriador de líquido parafuso Tri-rotor, o Chiller EVERGREEN 23XRV, da Springer Carrier. Ele atuará como uma potente máquina no sistema central de refrigeração do CER, que inova por sua alta performance energética e pela não utilização do gás CFC R11, cujo uso e comercialização foram proibidos pelo Protocolo de Montreal, por ser uma substância nociva à camada de ozônio.

Após a modernização, a Central de Água Gelada do CER passa a operar com quatro novas unidades resfriadoras: duas de 500 TR de capacidade energética, uma de 375 TR e uma de 150 TR. Além do novo quadro elétrico, a CAG também será composta de condensador, evaporador e compressor. O retrofit tem previsão de entrega em março de 2008 e o processo não prejudicará o funcionamento normal do prédio, já que as unidades serão substituídas individualmente. “O novo sistema vem para reafirmar a importante posição ocupada pelo CER no cenário carioca”, explica Altair Luiz Beling, diretor-presidente da gerenciadora Mark Building.

O alto custo das máquinas quase inviabilizou que o plano seguisse adiante. No entanto, com o estudo realizado pelos membros efetivos do conselho consultivo do condomínio, acompanhados do síndico Roberto Victor, do consultor Danilo Werneck e da coordenadora operacional da Mark Building, Engª Lenora Briones, alguns meios foram identificados para que os condôminos não absorvessem todo o custo através de cota extra.

A Light viu na iniciativa do CER uma oportunidade mútua de auxílio e obtenção de lucro. Com isso, aprovou o projeto junto à agência regulamentadora e contribuiu no financiamento de uma das quatro máquinas que serão adquiridas. Já o relacionamento com o ABN AMRO foi diferente. “Essa foi a primeira vez que fechamos um contrato de leasing com um condomínio. Somos uma empresa preocupada com o meio ambiente e buscamos, através dos nossos clientes, meios para colaborar. Por isso abrimos uma exceção”, comenta Welington Lessa Neves, gerente de relacionamento do Banco Real. O empréstimo foi aprovado tendo a Mark Building como avalista, fato inédito no Rio de Janeiro.

O interesse em trazer o Chiller Evergreen para o Brasil fez com que a Springer Carrier apoiasse a nova CAG do CER, financiando, em primeira instância, seu próprio produto. “Esse equipamento vai mudar o conceito de sistemas de resfriamento. Além de ter patente da Carrier, ele é considerado hoje o que há de melhor no mercado mundial em se tratando de eficiência energética”, afirma Luiz Carlos Cabral, diretor de Água Gelada da Springer Carrier.

O protótipo do chiller ficou em estudo por sete anos até ser lançado nos EUA em 2006. “No Brasil não tem igual e no mundo têm poucos. Isso faz com que o Centro Empresarial Rio saia na frente e lidere o mercado com um produto ecológico e de alta eficiência. A Mark Building foi muito feliz em contratar um consultor que estava ‘antenado’ com as novidades da área”, confirma Georges J. Ghanem, gerente comercial da Springer Carrier.

Como resultado dos diversos trabalhos já desenvolvidos no segmento, a Airmix detém a prioridade nas instalações das unidades resfriadoras de líquido tri-rotor, ficando responsável pela implantação e pelo desenvolvimento do retrofit. “O investimento da Carrier trouxe uma série de vantagens para o setor. Espero obter sucesso nesse novo desafio”, ressalta Jean Pierre, diretor técnico da Airmix.

“Há 12 anos como síndico do edifício, fico muito feliz pelo projeto estar seguindo esse rumo. As parcerias firmadas foram essenciais para o sucesso do empreendimento. Estamos investindo em tecnologia de ponta, respaldados por empresas sérias e preocupadas com o meio ambiente. Agradeço a todos os envolvidos e espero que sirvamos de exemplo para setor predial”, finaliza Roberto Victor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira