Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2012 - 07:29

Nestlé e Instituto Bola Pra Frente juntos na prevenção à obesidade e desnutrição por meio da linguagem do futebol

Atletas dos principais clubes cariocas incentivam crianças a terem um estilo de vida saudável.

A Nestlé e o Instituto Bola Pra Frente promovem, no dia 24 de setembro, uma mesa redonda sobre alimentação saudável com atletas dos principais clubes cariocas junto com crianças e adolescentes atendidos pela parceria, que promove uma nutrição correta. Além disso, os jogadores participarão de uma oficina com preparo de receitas saudáveis e nutritivas, com aproveitamento máximo dos alimentos.

A iniciativa une a experiência do “Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis”, que estimula hábitos saudáveis e o combate ao desperdício de alimentos, com a metodologia do Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão Jorginho, que usa a linguagem do futebol para educar.

Segundo pesquisa do Orçamento Familiar, realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todas as regiões do país, em todas as faixas etárias e em todas as faixas de renda, aumentou contínua e substancialmente o percentual de pessoas com excesso de peso e obesas. O sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Outro dado preocupante é que os brasileiros desperdiçam 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano, segundo dados do Instituto Akatu.

Em 2011, foi realizado um estudo nutricional com os educandos do Bola Pra Frente, que moram nas seis comunidades que compõem o Complexo do Muquiço, em Guadalupe, Zona Norte do Rio - onde fica a sede do Instituto. Entre os pesquisados, 73% apresentam distúrbios nutricionais e somente 27% estão dentro do parâmetro considerado normal pela Organização Mundial de Saúde.

O objetivo da parceria é desenvolver atividades que aliem as experiências metodológicas da Nestlé e do Bola Pra Frente, transformando os hábitos alimentares dos 900 educandos, com idade de 6 a 17 anos, que frequentam a sede do Instituto, e de seus familiares.

A Nestlé desenvolve, desde 1999, o programa “Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis”, que já beneficiou mais de 1,5 milhão de crianças. Este ano, as atividades do programa começaram a ser desenvolvidas também no Instituto Bola Pra Frente. Para o vice-presidente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Nestlé Brasil, João Dornellas, incentivar uma alimentação equilibrada é fundamental para prevenir a obesidade e a desnutrição. “A parceria será de grande importância para disseminar entre as crianças conceitos de nutrição e saúde, despertando-as para práticas saudáveis a partir de um aprendizado divertido e educativo, habilidade já tão reconhecida no trabalho desenvolvido pelo Instituto Bola pra Frente”, afirma.

Com doze anos de experiência na utilização do esporte para transformação social, o Instituto, que nesse ano está beneficiando 4.250 crianças e adolescentes do Rio de Janeiro, São Gonçalo e de oito cidades do nordeste de Goiás, passa a utilizar a linguagem do esporte também para promover hábitos saudáveis de alimentação.

“Em parceria com a Nestlé, estamos dando um passo muito importante para consolidar uma tecnologia com foco em nutrição, utilizando a linguagem do futebol. Essa tecnologia visa à produção de um ‘cardápio de campeão’, que vai ser uma ferramenta lúdica e eficaz para educadores que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, declara Susana Moreira, diretora executiva do Instituto Bola Pra Frente.

.[Instituto Bola Pra Frente 24 de setembro (segunda-feira), às 13 horas, na Av. Sargento Isanor de Campos, 401 – Guadalupe – Rio de Janeiro].

Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis-Articulador e multiplicador em seus processos e resultados, o programa Nestlé Nutrir distribui valor entre públicos muito diversos, colocando no centro as crianças e os adolescentes brasileiros de baixa renda, para a prevenção da desnutrição e da obesidade. Irradiando-se para a família e a sociedade, o programa deixa marcas positivas na escola e em toda a comunidade escolar, na qual produz efeitos transformadores, como integrar as merendeiras ao processo educativo, estimular hábitos alimentares saudáveis e combater o desperdício.

O Nestlé Nutrir já capacitou mais de 13 mil educadores e atingiu mais de 1,5 milhão de crianças em 4 mil escolas e organizações sociais.

O Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, foi inaugurado em 29 de junho de 2000. Na busca por um placar social justo, o Bola Pra Frente oferece oportunidade de promoção social por meio do esporte, educação, arte e cultura e qualificação profissional.

Em doze anos de existência, o Bola Pra Frente criou e consolidou uma metodologia própria, que foi sistematizada e se tornou uma tecnologia social. Esta metodologia pedagógica tem como base o esporte educacional, que busca o desenvolvimento integral dos educandos, e amplia o conceito de “craque” para habilidades reconhecidas não apenas no esporte, mas principalmente em outros núcleos em que a criança e o adolescente estão inseridos: a família, a escola e a comunidade.

Um estudo de impacto social mostrou que, enquanto 41,91% dos jovens da região, que nunca frequentaram o Bola Pra Frente, abandonaram a escola; apenas 0,5% dos ex-educandos do Instituto tiveram o mesmo destino.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira