Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2007 - 10:50

Projeto Circuito Atelier da Editora C/Arte tem Fabrício Fernandino como o seu novo artista


Dia 20 de outubro de 2007, das 10h às 14h, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês, Belo Horizonte/MG.Contatos: Fernando Pedro - C/Arte Projetos Culturais: (31) 3491-2001 / 9981-1685 | Fabrício Fernandino, telefone (31) 9311-2070. Realização: C/Arte Projetos Culturais.Patrocínio: Tambasa Atacadista, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Rede Minas, Governo de Minas, PIB Provedor de Internet, Imago Vídeo e Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. www.comarte.com

O artista Fabrício Fernandino é o mais recente nome contemplado pelo projeto Circuito Atelier, evento programado para o dia 20 de outubro de 2007, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, localizada na Rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês, em Belo Horizonte. Na ocasião o artista apresentará uma exposição de suas obras. Simultaneamente haverá o lançamento do livro-depoimento, organizado pela pesquisadora Jacqueline Prado de Souza, e a projeção do vídeo, dirigido por Alexandre Pires Nascimento, focalizando sua trajetória e seu processo de trabalho. Será lançada também uma exposição virtual do artista no site da C/Arte www.comarte.com

O depoimento e a obra de Fabrício Fernandino registrados neste livro mostram um artista inquieto, cujas pesquisas realizadas ao longo de sua trajetória artística percorrem diversos caminhos e linguagens, revelando uma obra vigorosa, de grande beleza e poesia. A professora, e também artista plástica, Maria Angélica Melendi assina a apresentação do livro, onde escreve: “No seu depoimento, um texto quase confessional, sua vida e sua obra são relatadas num entrelaçamento preciso que as iguala e as equivale. (...) A opção pela arte demora a se manifestar e Fabrício percorre um caminho que atravessa a técnica, a engenharia, a criação e execução de projetos. Talvez venha dali, desse desvio, seu fazer tão envolvido com a vida, com a natureza, com as pessoas. ‘O cerne de toda a minha obra é a vida’, o artista afirma com veemência; pois, para ele, a arte é um processo de conhecimento, no qual, todas as pessoas envolvidas podem participar sem ter de cumprir processos previamente determinados. Juntos, os artistas — os professores, os estudantes —, criariam ações tendentes a provocar mudanças ecológicas ou sociais, a quebrar estruturas ultrapassadas de pensamento sobre o mundo. Por isso, o artista acredita que ‘a relação de professor e aluno é uma via de mão dupla onde se aprende e se ensina’.

Ao buscar novos modelos de produção e divulgação do conhecimento, Fabrício não esquece que é necessária a deconstrução sistemática das verdades estabelecidas e a interação de disciplinas e de campos do saber que até hoje se mantinham separados. A exposição de arte é um lugar de intercâmbio simbólico entre o artista e a comunidade e Fabrício Fernandino, um propositor que ajuda a desenvolver cidadãos críticos capazes de postular novos diálogos”.

Neste livro temos acesso, além de suas obras, à sua relação com o fazer técnico e industrial, seus projetos de intervenções artísticas, as ações diretas na natureza, encontros e convivências com alunos e outros artistas, o trabalho coletivo, dentre outros - e ainda à sua atuação no circuito artístico brasileiro. A presente publicação destaca e confirma a importância da pesquisa e do trabalho de Fabrício Fernandino, um artista apaixonado pela arte e, sobretudo pela natureza e pela vida.

O projeto Circuito Atelier é uma realização da C/Arte Projetos Culturais, coordenado pelos historiadores Fernando Pedro da Silva e Marília Andrés Ribeiro. Após o lançamento, o livro pode ser adquirido no site da C/Arte, www.comarte.com, através da televendas (31) 3491-2001 e nas principais livrarias do país ao preço de R$ 29,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira